Richa quer Codesul mais ativo na construção de um novo pacto federativo

FLORIANÓPOLIS – O governador Beto Richa defendeu durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), ontem em Florianópolis, um maior protagonismo do fórum na discussão de um novo pacto federativo.
“Devemos assumir um papel mais ativo na construção de um novo pacto federativo, em que os direitos e obrigações da União, dos estados e dos municípios sejam partilhados de maneira mais justa e mais solidária”, afirmou Richa.
Ele lembrou que o bloco, que também é composto pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), foi criado em 1961 justamente para defender os interesses do Sul, então alijado das políticas em curso no País e que priorizavam poucos estados, notadamente no processo de industrialização, que privilegiava São Paulo. “Chegou a hora de o Codesul dar um passo à frente”, disse o governador.
No encontro, Richa apresentou o relatório de um ano de sua gestão como presidente do Conselho e repassou o cargo para o governador catarinense, Raimundo Colombo, respeitando o sistema rotativo de comando do órgão.
Além dos governadores do Paraná e Santa Catarina, o encontro reuniu o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e o vice-governador gaúcho Beto Grill, que representou o governador Tarso Genro.