Risco de geada causa preocupação
Na região de Paranavaí a maior preocupação por conta de possíveis geadas é com relação ao milho safrinha. A cultura pode sentir caso haja formação de gelo intenso em determinadas áreas. O Sistema Meteorológico do Paraná – Simepar, alerta para a possibilidade de geada hoje, com temperatura mínima de até 5ºC.
O pesquisador do Departamento de Economia Rural – Deral – da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – explica que parte da cultua, cerca de 5% da área plantada, está em fase de floração, considerada mais delicada a geadas. Isso representa cerca de 2.500 hectares.
Outra parte da cultura está em fase de frutificação e também pode ser afetada. São cerca de 50% da área total, o que representa pouco mais de 17 mil hectares.
Mesmo com a preocupação, Debarba reforça que para atingir a lavoura, é preciso que as temperaturas caiam para zero grau, o que pode acontecer nas baixadas especialmente. Com cinco graus, as culturas resistem bem, reforça.
Caso haja formação de gelo, o reflexo para o milho safrinha será medido na metade da próxima semana.
Já outras culturas da região, dentre as quais, mandioca, laranja e pastagem, não devem sentir a onda de frio que se formou a partir desta sexta-feira e vive o ponto culminante neste sábado e domingo. O pesquisador lembra que são plantas mais resistentes. Sem contar que há pouca mandioca atualmente.
No caso da pastagem, é natural que sinta os reflexos do Inverno, independente de geada. Isso porque faz parte do ciclo da planta. Lógico que uma onda de frio muito forte pode trazer reflexos, o que não é o caso neste momento, a partir das previsões.