Risco de trombose pode aumentar em até três vezes durante longas viagens

CURITIBA – Durante longas viagens, sejam aéreas, de ônibus ou carro, ficar com as pernas paradas na mesma posição pode prejudicar a circulação sanguínea e causar problemas mais graves, como a Trombose Venosa Profunda (TVP), que ocorre quando há a formação de coágulos dentro das veias.
Segundo um estudo feito pelo "Annals of Internal Medicine", o risco de trombose pode aumentar em até três vezes durante uma viagem. Por isso, deve-se estar atento a alguns sintomas como inchaço, vermelhidão e dores na batata da perna, que indicam dificuldade no retorno do sangue venoso.
“Essa imobilidade, para as pessoas que já possuem predisposição à doença, pode ser ainda mais prejudicial. A obesidade, a falta de exercícios físicos, o tabagismo, o uso de anticoncepcionais, a pressão alta e o colesterol alto são alguns dos fatores de risco para o desenvolvimento da TVP e que podem agravar problemas de circulação em uma viagem”, explica o especialista em angiologia, cirurgia vascular e endovascular do Instituto de Angiologia e Cirurgia Vascular de Curitiba (IACVC), Dr. José Fernando Macedo.
RISCOS – Uma das complicações da trombose é a síndrome pós-trombótica, que pode levar ao aparecimento de úlceras na perna, feridas que aparecem normalmente na parte inferior do membro e demoram para cicatrizar.
Quando não diagnosticada, a trombose também pode levar a outra séria complicação, a embolia pulmonar, que ocorre quando a fragmentação dos coágulos migra ao pulmão, obstruindo as artérias, podendo levar a pessoa a óbito.
PREVENÇÃO – Também conhecida como síndrome do viajante, a trombose durante viagens pode ser evitada com alguns cuidados. Veja quais são eles: Use roupas largas e confortáveis; Se estiver viajando de avião, realize pequenas caminhadas durante o vôo; Movimente os pés e as pernas enquanto estiver sentado; Evite o uso de calmantes ou medicamentos para dormir; Beba bastante líquido e evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Além da atenção redobrada durante viagens, é preciso manter cuidados no dia a dia para prevenir problemas vasculares.
“É imprescindível ter hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Também é importante evitar o tabagismo, controlar a pressão arterial e usar meias elásticas que auxiliam o retorno venoso, quando solicitado pelo médico”, ressalta Macedo.