Rodada define os 8 classificados e quem vai para o torneio da morte
Coritiba e Maringá estão matematicamente classificados. As chances de Atlético, Paraná e J. Malucelli ficarem de fora são matematicamente desprezíveis. Os cinco lutam para terminar na melhor posição possível.
Prudentópolis, Rio Branco, Londrina e Cianorte dependem apenas de si para ficar entre os oito enquanto o Operário precisa de uma combinação de resultados e o Arapongas de um milagre para fugir do Torneio da Morte. Nele, o lanterna Toledo espera outros três companheiros.
Veja o que pode acontecer com cada time na última rodada:
Coritiba (1º colocado, 18 pontos, 5 vitórias, 4 gols de saldo).
*classificado. Adversário: Londrina, fora de casa.
Maringá (2º colocado, 16 pontos, 5 vitórias, 4 gols de saldo)
*classificado. Adversário: Rio Branco, fora de casa.
Atlético-PR (3º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, 6 gols de saldo)
**99,9% classificado – a chance matemática de ficar de fora é desprezível. Adversário: Paraná, fora de casa.
Paraná (4º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, 4 gols de saldo)
**99,9% classificado – a chance matemática de ficar de fora é desprezível. Adversário: Atlético-PR, em casa.
J. Malucelli (5º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, 2 gols de saldo)
**99,9%classificado – a chance matemática de ficar de fora é desprezível. Adversário: Operário, fora de casa.
Prudentópolis (6º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, -2 gols de saldo)
Adversário: Cianorte, em casa. Precisa de ao menos um empate para garantir vaga entre os oito classificados sem depender de outros resultados.
Rio Branco (7º colocado, 15 pontos, 4 vitórias, -3 gols de saldo)
Adversário: Maringá, em casa. Precisa de ao menos um empate para garantir vaga entre os oito classificados sem depender de outros resultados.
Londrina (8º colocado, 13 pontos, 3 vitórias, 2 gols de saldo)
Adversário: Coritiba, em casa. Precisa ganhar para garantir vaga entre os oito classificados sem depender de outros resultados.
Cianorte (9º colocado, 13 pontos, 0 gol de saldo)
Adversário: Prudentópolis, fora de casa. Para escapar do Torneio da Morte, precisa ganhar do adversário direto Prudentópolis. Pode até avançar empatando, desde que o Londrina perca e o Operário não vença. Em caso de derrota, só deixa de ir ao Torneio da Morte se o Tubarão perder por uma diferença que o faça perder a vantagem no saldo e o Operário não ganhar. Ainda pode ser ultrapassado pelo Arapongas, caso esse adversário ganhe e tire a diferença no saldo (0 x -6).
Operário (10º colocado, 12 pontos, 2 vitórias, 0 gol de saldo)
Adversário: J. Malucelli, em casa. O Rei dos Empates está em situação crítica. Para acabar em oitavo, precisa ganhar e torcer para que Londrina e Cianorte não vençam. Além de ir ao Torneio da Morte, perdendo ou empatando perderá mais uma posição se o Arapongas ganhar na rodada.
Arapongas (11º colocado, 10 pontos, 2 vitórias, -6 gols de saldo)
Adversário: Toledo, fora de casa. Apenas aguarda a confirmação do Torneio da Morte. Para ficar em oitavo precisa ganhar, torcer por derrotas de Londrina e Cianorte, além de tirar a larga diferença para ambos no saldo (-6 x 2 e -6 x 0, respectivamente), e por fim, que o Operário não vença.
Toledo (12º colocado, 4 pontos, 1 vitória, -11 gols de saldo)
Adversário: Arapongas, em casa. Não deixará a lanterna da primeira fase nem em caso de vitória sobre o penúltimo colocado.
**Atlético, Paraná e J. Malucelli só deixam de se classificar se acontecer uma combinação impossível. Para um deles ficar de fora, terá de ser goleado e todos os outros resultados serem contrários, inclusive o Cianorte ganhar o confronto direto do Prudentópolis. Assim, quem perder entre Rubro-Negro, Tricolor e Jotinha ficaria empatado em oitavo com o Prude. Mas todos têm saldo melhor que o adversário. Caso o time do interior perca por um gol, ficaria com saldo -3. Para terminar pior que isso o Atlético (saldo 6) teria de levar 10 gols de diferença, o Paraná (saldo 4), oito gols e o Jota (saldo 2) seis gols. (Fonte: portal da Gazeta do Povo)