Rodovias do PR que cortam bacias de abastecimento recebem sinalização
As rodovias que cortam áreas de manancial do Paraná estão recebendo placas indicativas do início e fim da bacia utilizada para abastecimento público.
O objetivo do Projeto Sinalização de Mananciais é alertar os motoristas que transportam produtos perigosos, passíveis de contaminar os cursos d´água.
Os motoristas, que transportam este tipo de carga, são treinados e sabem que nestes trechos é necessário reduzir a velocidade. Em caso de acidente nestas áreas, os condutores conhecem as providências que devem tomar.
O projeto é uma iniciativa da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) em parceria com as concessionárias de rodovias, com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Atualmente, a Sanepar tem instaladas 152 captações de água em rios que podem ser atingidos por sinistros durante o transporte de produtos químicos perigosos à saúde humana. Os mananciais cortados por rodovias ou ferrovias representam 60% do total.
“Em caso de acidente com produtos que podem atingir a captação, é fundamental agir rápido para evitar prejuízos ao abastecimento da população”, explica o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Péricles Weber.
Na região Sudoeste, o Rio Pato Branco é responsável pelo abastecimento de toda população urbana da cidade do mesmo nome. A sinalização já foi implantada na BR-280, entre os municípios de Pato Branco e Mariópolis. Cerca de 13 quilômetros desta rodovia estão dentro da área do manancial de abastecimento.
O projeto foi desenvolvido pela Sanepar, por meio da Unidade de Gestão Ambiental (Usga). A gerente da Unidade, Solange Bostelmann Serpe, destaca que a sinalização das bacias “pode evitar muitos problemas para a Sanepar e para a população”. Ela cita como exemplo o acidente com óleo naval que afetou a captação do Rio Cascavel. “A captação ficou paralisada por quatro dias, afetando o abastecimento para 270 mil pessoas”. O custo daquele acidente para a empresa foi de R$ 250 mil.
O objetivo do Projeto Sinalização de Mananciais é alertar os motoristas que transportam produtos perigosos, passíveis de contaminar os cursos d´água.
Os motoristas, que transportam este tipo de carga, são treinados e sabem que nestes trechos é necessário reduzir a velocidade. Em caso de acidente nestas áreas, os condutores conhecem as providências que devem tomar.
O projeto é uma iniciativa da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) em parceria com as concessionárias de rodovias, com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Atualmente, a Sanepar tem instaladas 152 captações de água em rios que podem ser atingidos por sinistros durante o transporte de produtos químicos perigosos à saúde humana. Os mananciais cortados por rodovias ou ferrovias representam 60% do total.
“Em caso de acidente com produtos que podem atingir a captação, é fundamental agir rápido para evitar prejuízos ao abastecimento da população”, explica o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Péricles Weber.
Na região Sudoeste, o Rio Pato Branco é responsável pelo abastecimento de toda população urbana da cidade do mesmo nome. A sinalização já foi implantada na BR-280, entre os municípios de Pato Branco e Mariópolis. Cerca de 13 quilômetros desta rodovia estão dentro da área do manancial de abastecimento.
O projeto foi desenvolvido pela Sanepar, por meio da Unidade de Gestão Ambiental (Usga). A gerente da Unidade, Solange Bostelmann Serpe, destaca que a sinalização das bacias “pode evitar muitos problemas para a Sanepar e para a população”. Ela cita como exemplo o acidente com óleo naval que afetou a captação do Rio Cascavel. “A captação ficou paralisada por quatro dias, afetando o abastecimento para 270 mil pessoas”. O custo daquele acidente para a empresa foi de R$ 250 mil.