Rodovias terão 200 km de calçadas, informa o governo

CURITIBA – O Governo do Paraná vai construir 200 quilômetros de calçadas e 90 quilômetros de ciclovias nas rodovias que cruzam as áreas urbanas no estado. Os projetos do DER-PR vão atender mais de 20 cidades e trazer mais segurança para os pedestres e ciclistas e retirando-os das margens das rodovias.
“A mobilidade passou a integrar os projetos de obras rodoviárias. Vamos proporcionar mais segurança a pedestres e ciclistas ao longo da malha rodoviária estadual”, disse o governador Beto Richa. Além de calçadas e ciclovias, serão construídas passarelas no cruzamento das rodovias com as áreas urbanas.
Atualmente, a primeira obra a ser atendida por este novo conceito é a Rodovia da Uva, que terá 6 quilômetros de calçadas em ambos os lados e mai 6 quilômetros de ciclovia, ao longo do trecho duplicado entre a PR 418 e a entrada de Colombo. A obra, que está em andamento, vai ter também rampas de acesso e pontos de cruzamento, para permitir a travessia dos pedestres.
As informações são da assessoria do governo do Estado.
Na região Norte e Noroeste, também terão calçadas e ciclovias as duplicações entre Maringá e Paiçandu e a de Londrina com Cambé. Juntas estas obras somam mais de 25 quilômetros de calçadas, em cada lado da rodovia e também quase 10 quilômetros de ciclovias.
As áreas de trânsito de ciclistas serão instaladas em locais com maior adensamento, respeitando as limitações das faixas de domínio das rodovias. Nestas duas cidades serão colocadas 10 passarelas, permitindo a circulação área de pedestres nos trechos com grande fluxo de veículos.
PARCERIAS – Para o ano que vem, o governo planeja iniciar a construção de 46 quilômetros de calçadas nas duplicações entre Pinhais e Piraquara e também entre Curitiba, Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul, além da duplicação na região de Tijucas do Sul. Nestas mesmas obras estão programadas 23 quilômetros de ciclovias e de calçadas.
Dentro do programa de mobilidade estão previstas a implantação de calçadas e ciclovias nas obras de duplicações, que serão feitas em parcerias público-privadas, nas PR 445 (Mauá da Serra/Londrina), cerca de 20 km, e também PR 323, com 33 km. Outro corredor rodoviário, formado pela PR 280 e PR 180, vai ganhar mais de 3,5 quilômetros de calçadas.
Há também os novos corredores que o Estado está projetando para atender o setor avícola, passando pela PR 281, no Oeste, que terá quase 10 km de calçadas e mais 2 km de ciclovias. Outro corredor, o Norte Central, vai atender a região entre Mauá da Serra e Guarapuava terá mais 24 quilômetros de calçadas e outros 5 km de ciclovias. Nos Campos Gerais, serão construídos quase 4 km de calçadas e mais 1,9 quilômetros de ciclovias.
Nas concessões de rodovias, o DER está garantindo mais de 20 km de novas marginais, na região central. São novas marginais com calçadas, nas regiões de Prudentópolis, Guamiranga e Palmeira. Também serão feitas marginais em trecho da Rodovia do Café.