Rogério comemora anúncio da sede da Unespar em Paranavaí
“Estou muito feliz porque nós estamos presenciando um dia histórico. Este momento é um marco na história do ensino superior de Paranavaí, só comparado à criação da nossa Fafipa na década de 60. Este é o segundo momento mais importante na história universitária de Paranavaí”.
A afirmação é do prefeito Rogério Lorenzetti sobre o anúncio da sede da Unespar (Universidade Estadual do Paraná) em Paranavaí, feita na sexta-feira pelo governador Beto Richa.
“Vamos ficar entre as sete universidades do Estado e, com certeza, isso vai trazer mais pessoas para a cidade, e os filhos de Paranavaí não vão precisar mais sair daqui e terão um estabelecimento de qualidade, patrocinado pelo Governo do estado, como já é, mas com status universitário”, comemorou o prefeito Rogério Lorenzetti.
Rogério destacou ainda que, há alguns anos, “houve uma discussão para passar a nossa faculdade para a UEM. Então nós criamos uma comissão que começou esta luta pela sede da Unespar. Nosso relacionamento com o Beto Richa começou em 2002, ele candidato a governador e eu a deputado estadual. Na época, nós dois perdemos. Mas quis o destino que nos reencontrássemos agora: eu como prefeito, e ele como governador do Estado. E através desta decisão, o governador está mudando a realidade da nossa região”.
Beto Richa, que esteve em Paranavaí com sua comitiva visitando a ExpoParanavaí e fazendo a entrega de 18 viaturas para a Polícia Militar da região, disse que conquistas como a sede da Unespar se devem a uma administração séria como a do prefeito Rogério Lorenzetti.
“Ele é um grande prefeito, competente, realizador, que faz uma administração com ética e respeito às pessoas. E os resultados estão aí: Paranavaí crescendo e garantindo qualidade de vida ao seu povo. É importante ter administradores da qualidade do Rogério Lorenzetti para celebrarmos parcerias entre o governo do Estado e os municípios. Isso nos dá tranquilidade de saber que os pedidos e os projetos apresentados pelo município vão ao encontro dos interesses e necessidades da população. Por isso que não medimos esforços cada vez que o Rogério aciona o governo, pedindo algum tipo de auxílio. Só temos que parabenizar o prefeito e sua equipe pelo valoroso trabalho, que merece o reconhecimento do povo de Paranavaí”, frisou o governador.
***A Unespar reúne oito faculdades que, anteriormente, eram isoladas, e ofertará 67 cursos. Integram a universidade a: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap); Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Escola Superior de Segurança Pública (Academia do Guatupê); Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).
Teruo Kato também comemora a conquista
O deputado estadual Antônio Teruo Kato, que participou do encontro com o governador, também manifestou sua alegria com o anúncio da sede da Unespar. “Fico feliz ao ver um dos maiores sonhos de toda a região se concretizando. A Unespar é uma universidade que agrega todas as faculdades isoladas do Paraná e vai se tornar uma grande universidade. Eu acompanho essa questão desde o início. O governador sempre se manifestou conosco de que gostaria que a sede fosse Paranavaí, mas tinha muitos problemas porque muitas outras cidades também reivindicavam essa reitoria, como Campo Mourão, União da Vitória, Paranaguá e Curitiba. Só temos a agradecer a sensibilidade do governador. Ele está mudando a história do Noroeste do Paraná e seu governo será marcado por essa atitude”, comentou o deputado.
Frases
“Toda estrutura será disponibilizada para a instalação da sede da Unespar em Paranavaí. Isso vai contribuir de forma decisiva e direta com o desenvolvimento de toda esta região”.
Do governador Beto Richa.
“Este é um anúncio que vai marcar época em Paranavaí. Vai trazer progresso e geração de emprego. É a notícia mais relevante em mais de 50 anos de história universitária na nossa cidade”.
Do prefeito Rogério Lorenzetti.