Rondon: Paradão orientou foliões sobre DSTs e HIV

Considerando que o carnaval se torna um momento propício para ampliar o assunto sobre o combate às DSTs e Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Rondon realizou na última sexta-feira um paradão na Avenida Brasil, com as equipes de Combate a Endemias, Programa Saúde da Família (PSF) e Atenção Primária à Saúde (APS).
A ação teve como objetivo reforçar, conscientizar e orientar a população com relação aos riscos e exposições a doenças durante a relação sexual, como o HIV, a Sífilis, o Herpes, as Hepatites entre outras doenças, além dos cuidados em manter os quintais, terrenos baldios, calhas, caixas d’água, floreiras entre outros objetos sempre limpos, evitando a criação e a proliferação do mosquito da dengue.
Foram entregues diversos kits de preservativos, panfletos de orientações de prevenção às DSTs e combate à dengue, tanto no paradão na Avenida Brasil quanto no Centro Municipal de Saúde. 
“É importante realizar os testes rápidos, principalmente aquelas pessoas que mantiveram relação sexual sem a devida proteção.  Além do HIV Aids, outras doenças são transmitidas pelo sexo, por isso, é relevante se orientar, prevenir e ter acesso a um diagnóstico precoce. O paradão também informou que a rede pública oferece o tratamento adequado e gratuito”, disse Mariney Giacomini, secretária municipal de Saúde.