Rondon promove 1º Seminário do PNAIC com professores

Assegurar que as crianças até os oito anos de idade, estejam alfabetizadas, além disso, que saibam ler, escrever, interpretar e realizar as quatro operações é o objetivo do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), um acordo feito entre o Governo Federal e os municípios brasileiros.

O Seminário, que aconteceu em Rondon na última semana, é uma consolidação das ações do ano de 2014, com formação dos professores alfabetizadores de 1º, 2º e 3º ano das escolas municipais, na área de português e tendo como foco a formação na área de matemática.
 
O evento contou com apresentações culturais, sendo um espaço de divulgação dos resultados das ações obtidas por meio da formação estratégica promovida pelo PNAIC.
O projeto trabalha a qualidade do ensino da Matemática nas séries iniciais, dentro do ciclo de alfabetização levando todo município a olhar para esse programa como uma joia rara, tendo-o como a porta de entrada da educação e da alfabetização das crianças. “Vejo o programa como algo muito positivo para o ensino de matemática, facilitando e desmistificando o ensino da disciplina", disse a coordenadora local Elena.

Professores da rede municipal de ensino participam toda segunda-feira, de uma capacitação, estudando os módulos ofertados pelo FNDE, debates, troca de experiências, construção de jogos e apresentações dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Ao todo, 15 professores participam desse curso ministrado pela orientadora Alice Lopes Medeiros, que recebe capacitação da UEM (Universidade Estadual de Maringá).
O PNAIC visa a articulação de diversas ações, com programas, recursos e materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, aumentando a quantidade de materiais didáticos em sala de aula. O programa conta com o apoio da Administração Municipal e da Secretaria Municipal de Educação de Rondon.