Rotaract de Paranavaí faz campanha contra crimes de ódio e intolerância

“Crimes de Ódio” é o tema da campanha que o Rotaract de Paranavaí está realizando durante o mês de março. A ideia é estimular a população a pensar sobre o comportamento adotado no dia a dia e as consequências que podem ter em relação à sociedade. Trata-se de um convite à reflexão.
A campanha é motivada pela premissa de que o ódio resulta em atos criminosos contra pessoas que são identificadas como pertencentes a grupos sociais vítimas de preconceitos. Nesse sentido, aponta alguns questionamentos: O que você tem feito? Como tem se expressado? O que você compartilha?
O Rotaract de Paranavaí quer manter o foco no combate aos crimes de ódio, mostrando que esses problemas são vivenciados diariamente, em diferentes âmbitos das relações sociais. Estão incluídos tópicos como homofobia, racismo, deficiência física e bullying na internet.
O grupo defende que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, são dotadas de razão e consciência e devem agir com espírito de fraternidade. Mesmo assim, existem agressões físicas, torturas, assassinatos, ameaças, intimidações e muitas outras manifestações de ódio e intolerância.
Durante a campanha deste ano, os integrantes do Rotaract de Paranavaí querem mostrar que a violência tem efeitos devastadores. As vítimas podem se sentir desvalorizadas e se tornam vulneráveis. Podem ter depressão. Privam-se da convivência social, o que provoca mal-estar coletivo.