Rubens Bueno não acredita na aprovação do voto distrital para 2018
O deputado federal Rubens Bueno, presidente do PPS no Paraná, esteve ontem em Paranavaí para a etapa regional do Projeto Pé na Estrada, que visa o debate interno e organização da sigla.
Antes do evento, o deputado federal visitou a redação do Diário do Noroeste quando abordou, entre outros assuntos, a proposta do voto distrital (chamado de Distritão) já para as eleições do ano que vem. Bueno não acredita que a proposta seja aprovada para valer em 2018.
O parlamentar lembra que a aprovação na comissão que analisa a reforma política foi apertada – 17 a 15. Segundo ele, este placar significa que dificilmente passaria em plenário, quando o projeto precisa de aprovação de 308 dos 503 deputados, em duas votações.
O tempo é outra limitação, já tudo tem que estar aprovado em setembro para valer para as eleições do ano que vem.
Rubens Bueno aproveitou para defender o voto distrital misto, isto é, parte das vagas (50%) pelo distrito e outros 50% proporcionais, como acontece atualmente com 100% das vagas da Câmara Federal, assembleias legislativas e câmaras municipais.
Ele analisa que o “Distritão” provocaria enfraquecimento dos partidos, reduzindo os debates políticos. No modelo, os partidos terão poucos candidatos, que trabalharão de forma individual. Bueno também pediu reflexão sobre o financiamento público de campanha. Justifica que os recursos do Fundo Partidário são fáceis de fiscalizar.
PÉ NA ESTRADA – Paranavaí sediou ontem uma das etapas do Projeto Pé na Estrada, que marca a organização partidária. Bueno explica que é o momento de tratar de questões importantes, como a renovação dos diretórios e formação de novos diretórios nas cidades ainda sem organização.
As reuniões regionais devem culminar no Congresso Estadual, quando o partido vai definir ações gerais, como a candidatura a governador do Paraná (ver matéria nesta edição). É seguido do Encontro Nacional.
O encontro partidário (Pé na Estrada) em Paranavaí aconteceu ontem à noite, na Câmara de Vereadores.