Sábado haverá atendimento gratuito para detectar e tratar câncer de pele
Para marcar o Dia Nacional de Combate e detectar a doença de forma precoce (prevenindo, diagnosticando, tratando na hora ou encaminhando) haverá atendimento gratuito no CRE – Centro Regional de Especialidades, ao lado da Santa Casa em Paranavaí. Será no próximo sábado, 30 de novembro, a partir das 8 horas.
Conforme a organização, serão distribuídas 200 senhas, por ordem de chegada. A atividade é desenvolvida nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conta em Paranavaí com o engajamento de profissionais de saúde, incluindo dermatologistas e servidores públicos.
O Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele é marcado na cidade pela campanha de diagnóstico desde 2009. São atendidos entre 180 e 200 pacientes, de vários municípios da região.
Em 2010, 20% dos pacientes apresentaram algum tipo de câncer de pele. Esse índice tem variado de 11% a 20% nas campanhas ano a ano. As características locais – sol forte e população de pele clara – são fatores que podem elevar os números em relação a outras regiões.
PACIENTES DE RISCO NO FOCO – A exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à saúde e é a responsável pelo câncer de pele, o de maior incidência no Brasil. No Paraná estão confirmados 10 postos para atendimento gratuito neste sábado.
Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que neste ano serão mais de 140 novos casos da doença no Brasil. Embora os cuidados sejam de todos, há fatores de riscos.
Para se prevenir, a pessoa deve adotar alguns cuidados básicos: usar sempre filtro solar, guarda sol, camisa, óculos e boné. Também é preciso evitar sair ao sol entre 10 e 15 horas.
DEVEM FICAR ATENTOS QUEM:
Tem histórico de câncer de pele na família;
Tem pele muito clara, que costuma ficar com vermelhidão e nunca bronzeia;
Tem cabelos claros;
Tem olhos claros;
Tem pintas pelo corpo;
Já sofreram queimaduras pelo sol;
Tem sardas na face e/ou ombros;
Já tiveram câncer da pele;
Ficaram expostas por um longo período ao sol sem proteção;
Tem pinta que muda de cor;
Tem feridas que não cicatrizam;
São idosos.
São albinos.
CALCULADORA DE RISCO PARA CÂNCER DA PELE – A Sociedade Brasileira de Dermatologia disponibiliza gratuitamente, em seu site, uma calculadora de riscos para câncer da pele. Por meio dessa ferramenta, os usuários, respondendo a um questionário desenvolvido por especialistas da SBD, recebem informações sobre as chances de virem a desenvolver a doença no futuro. Os resultados fornecidos pela calculadora são apenas de caráter informativo, não constituem diagnóstico e não substituem, em nenhuma hipótese, a consulta a um dermatologista.
Para acessar, basta entrar no endereço:
http://www.sbd.org.br/campanha/cancer/calculadora.aspx. (com informações de Expressa Comunicação)