Sacos de lixo amontoados na rua: questão de logística

É comum encontrar, no centro e nos bairros de Paranavaí, sacos de lixo amontoados nas vias públicas. Na maioria dos casos, são reunidos perto das guias, mas algumas vezes podem ser vistos no meio da rua ou da avenida.
Depois de receber uma reclamação, a equipe do Diário do Noroeste entrou em contato com a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, pedindo explicações. A resposta: é uma questão de logística.
Um funcionário vai à frente do caminhão de coleta e reúne todos os sacos de lixo e recipientes deixados nas calçadas e em lixeiras por moradores e comerciantes. Em seguida, o restante da equipe passa pelo local e recolhe todo o material.
De acordo com informações da Transresíduos, os sacos de lixo precisam ser deixados na rua para que os coletores vejam facilmente e não deixem lixo para trás. Se fossem colocados na calçada, um veículo poderia ser estacionado no local, impedindo a visão.
A orientação que recebem é para reunir os resíduos perto das guias, assim, o tráfego não fica comprometido. Quando os sacos de lixo forem colocados no meio de vias públicas, moradores e comerciantes podem formalizar reclamações, ligando para a Ouvidoria Municipal (156) ou para a empresa que executa o serviço (3423-8960).
Sempre que uma reclamação chega até a Transresíduos, a situação é verificada e, na medida do possível, a equipe tenta resolver o problema.
Um pedido para a população é que embrulhem cacos de vidro, seringas e outros materiais cortantes ou perfurantes em papel antes de jogar no lixo. Esses itens podem machucar os coletores e transmitir doenças.