SAMU é tema de discussão na Amunpar

O coordenador geral do SAMU/Noroeste, Almir de Almeida, e o coordenador médico, Alain de Barros, estarão reunidos com prefeitos e secretários de Saúde dos 28 municípios que compõem a Amunpar para discutir as ações que estão sendo realizadas pelo SAMU e a inadimplência de alguns municípios.
“Estaremos tratando de assuntos relacionados ao atendimento médico e administrativo do SAMU em toda a região, é importante que todos compareçam”, disse Almeida. A reunião será amanhã em Paranavaí.
Um dos assuntos a serem tratados é a utilização correta das equipes do SAMU. Em alguns casos as ambulâncias do SAMU estão sendo utilizadas apenas para o transporte de pacientes.
“O SAMU não é para transporte de pacientes, é o médico que deve decidir se o paciente precisa ser levado, e caso isso ocorra ele também irá indicar o hospital que deverá atender o paciente”, enfatizou Almeida que disse ainda que esse trabalho contribui para regular o fluxo de pacientes nos hospitais.
Outro assunto é a inadimplência de alguns municípios, de acordo com Almeida existem cidades que nunca pagaram uma mensalidade para o SAMU.
“O SAMU Noroeste foi criado em 2013, e ainda existem municípios que nunca pagaram uma mensalidade sequer, o que pode comprometer a qualidade dos serviços”.
Na região de Paranavaí são cinco postos do SAMU, todos localizados em posições estratégicas para atender os municípios vizinhos, são eles: base Paranavaí, Nova Londrina, Loanda, Terra Rica e Cruzeiro do Sul. São sete equipes de atendimento, uma avançada com médico, enfermeira e condutor, já as outras seis são formadas por enfermeiros e condutores.
A reunião na Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) está programada para começar às 10h, na sede da entidade que fica na Rua Professora  Neuza Cascão Borba, nº 1.691, Jardim Antigo Aeroporto, Paranavaí.