Sanepar começa a utilizar nova célula no Aterro Sanitário de Cianorte

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) colocou em operação uma nova célula que receberá os resíduos sólidos urbanos de mais de 98 mil habitantes de Cianorte, Terra Boa e São Tomé.
Totalmente impermeabilizada com geomembrana, a célula contém estrutura de drenos horizontais e verticais para a eliminação do chorume e gases. Foram investidos pela empresa R$ 545 mil para colocar a unidade em operação.
Esta é a quinta célula do aterro que foi projetada para compactar o lixo. A célula utilizada anteriormente, que teve a operação encerrada em abril, passará por obras de drenagem da água de chuva e revitalização ambiental, como o plantio de grama. “Nas quatro células existentes continuamos todo o processo de monitoramento, que inclui análise do chorume e dos gases”, afirma o gestor do aterro, Paulo César Martins.
Ele lembra que as células do aterro têm capacidades distintas por possuírem tamanhos e profundidades diferentes. Diariamente o aterro recebe cerca de 58,3 toneladas de resíduos, ou 1,749 mil toneladas por mês. Desse volume, aproximadamente 26% dos materiais, que poderiam ser reciclados, são encaminhados indevidamente ao aterro, misturados aos resíduos orgânicos.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Por meio de visitas monitoradas, a população tem oportunidade de conhecer todo o funcionamento do Aterro de Cianorte, principalmente como os resíduos são conduzidos e dispostos nas células, como funcionam as lagoas de tratamento de chorume e o reflorestamento com plantas nativas, para manter a reserva legal da área.
Há também o espaço para que os visitantes possam desenvolver atividades de educação socioambiental. Lá, são orientados a realizar a correta separação dos resíduos domésticos, vivenciam dinâmicas para a sensibilização dos temas como resíduos, coleta seletiva e sustentabilidade.
Para a garotada, a Sanepar oferece atividades na esteira de brinquedo de separação de resíduos – onde podem fazer a separação correta do lixo, tal como é realizada na oficina de reciclagem da cidade. Contam ainda com jogos como o tabuleiro ecológico – em tamanho real – que traz informações e dicas de economia de água e preservação dos  recursos naturais.