Sanepar orienta sobre o uso correto da rede de esgoto

LONDRINA – Trabalhadores da construção civil de Londrina, e seus familiares, conheceram a importância da correta ligação do esgoto doméstico à rede coletora da Sanepar.
As informações foram repassadas no Dia Nacional da Construção Social, promovido pela Câmara Brasileira da Construção (CBIC) e sindicatos da construção (Sinduscon) em 27 cidades brasileiras.
No Paraná, as atividades foram realizadas também em Curitiba e em Cascavel.
Os participantes receberam, entre outras, informações sobre o uso correto e racional de serviços públicos, como água e energia elétrica.
Quanto às ligações de esgoto, os técnicos explicaram que cada morador é responsável pelo uso correto da rede, na qual nunca devem ser jogados materiais como papel higiênico, fralda, preservativo, óleo de cozinha e até mesmo a água da chuva, pois podem provocar entupimento da rede e o retorno do esgoto para dentro do imóvel.
Além disso, o uso incorreto da rede compromete a eficiência do tratamento.
USO RACIONAL – Valdir de Oliveira levou a esposa e os filhos para o evento. No estande da Sanepar ficou interessado nas informações sobre a rede intradomiciliar de esgoto.
“Tive um problema de vazamento com as caixas de concreto e acabei eliminando todas elas, sem saber de sua importância. Não sabia que há no mercado caixas de gordura e de passagem de PVC. Estou construindo uma casa nova e nela já farei diferente, seguirei à risca as orientações do folder da Sanepar”, comenta.
Na casa de Oliveira moram cinco pessoas: ele, a esposa e três filhos. O consumo de água, de acordo com ele, nunca excedeu os 10 metros cúbicos. “Economizamos água sempre. Aproveitamos a água de chuva e da lavagem de roupas para lavar as calçadas. Até instalei uma bomba com mangueira. Economizar água é muito importante”, destaca ele, que é secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Londrina (Sintracom).
O Dia Nacional da Construção Social tem a participação de entidades públicas e privadas na prestação de serviços de saúde, educação, lazer e recreação.