Sanepar vai vistoriar 50 mil ligações de esgoto em Paranavaí e região
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inicia na segunda-feira (19) o trabalho de vistoria nas ligações de esgoto da cidade de Paranavaí e de outros sete municípios da região.
O objetivo é evitar o mau uso da rede coletora, que causa prejuízos à operação do sistema, ao meio ambiente e aos próprios usuários. Serão vistoriados 50 mil imóveis com investimento de R$ 1,5 milhão.
O trabalho dos técnicos tem por finalidade identificar onde o esgoto está sendo lançado e se não há irregularidade na ligação da água da chuva, que deve ser encaminhada para a galeria de águas pluviais.
Somente em Paranavaí serão 30 mil vistorias que vão abranger os bairros, Centro, Jardim São Jorge, Jardim Ipê, Vila Operária, Jardim Morumbi, Jardim São Vicente, Jardim Progresso, Jardim Santos Dumont, Jardim Ouro Branco, entre outros. Os imóveis do Distrito de Sumaré também serão visitados pelos agentes.
Para realizar as visitas domiciliares, as equipes contratadas utilizam coletes e crachás de identificação e veículo com a inscrição “A Serviço da Sanepar”.
Na vistoria, são utilizados corantes nas pias, ralos, vasos sanitários e nas calhas para facilitar a identificação de possíveis irregularidades.
“Os imóveis em que a ligação não estiver totalmente de acordo com o padrão serão notificados e terão prazo de 30 dias para a regularização. Se não fizer a regularização, caberá à Vigilância Sanitária do Município e ao Ministério Público tomar as medidas legais cabíveis”, explica o gerente regional Arnaldo Giovani Rech.
Nos endereços em que não for possível efetuar a vistoria será deixado um comunicado com o número de telefone de contato da equipe para que o morador agende a data mais apropriada para a visita dos agentes.
O prazo para a realização do trabalho é de um ano. Além de Paranavaí, as vistorias serão feitas em Loanda, Nova Londrina, Porto Rico, São João do Caiuá, Paranacity, Alto Paraná, Paraíso do Norte.
USO INADEQUADO – O mau uso da rede coletora de esgoto pode gerar problemas aos próprios usuários.
Casos de retorno do esgoto dentro dos imóveis e extravasamento em vias públicas são, normalmente, causados por materiais que não deveriam ser jogados dentro da tubulação.
Plásticos, panos, pedaços de madeira, entulhos de construção, óleo de cozinha, são alguns dos vilões que provocam problemas para o bom funcionamento do sistema e também para os próprios moradores.
ESGOTO E ÁGUA DA CHUVA – A água da chuva e o esgoto doméstico nunca devem ser misturados. Cada um tem sua rede própria.
A água da chuva deve ser canalizada para a tubulação de concreto, implantada pela Prefeitura. É chamada de galeria de água pluvial. É nesta rede que estão as bocas de lobo, equipamento com grade, instaladas entre a rua e o meio-fio.
Quando os moradores fazem ligações irregulares, ou seja, direcionam a água da chuva na rede da Sanepar, aumenta o volume dentro da rede, o que provoca extravasamentos e até mesmo refluxo do esgoto para dentro dos imóveis, porque as redes coletoras, as estações elevatórias e as estações de tratamento do esgoto estão dimensionadas para receber apenas o esgoto doméstico.
Caso algum cliente tiver alguma dúvida durante a realização dos serviços, poderá ligar no telefone 0800 200 0115.
O objetivo é evitar o mau uso da rede coletora, que causa prejuízos à operação do sistema, ao meio ambiente e aos próprios usuários. Serão vistoriados 50 mil imóveis com investimento de R$ 1,5 milhão.
O trabalho dos técnicos tem por finalidade identificar onde o esgoto está sendo lançado e se não há irregularidade na ligação da água da chuva, que deve ser encaminhada para a galeria de águas pluviais.
Somente em Paranavaí serão 30 mil vistorias que vão abranger os bairros, Centro, Jardim São Jorge, Jardim Ipê, Vila Operária, Jardim Morumbi, Jardim São Vicente, Jardim Progresso, Jardim Santos Dumont, Jardim Ouro Branco, entre outros. Os imóveis do Distrito de Sumaré também serão visitados pelos agentes.
Para realizar as visitas domiciliares, as equipes contratadas utilizam coletes e crachás de identificação e veículo com a inscrição “A Serviço da Sanepar”.
Na vistoria, são utilizados corantes nas pias, ralos, vasos sanitários e nas calhas para facilitar a identificação de possíveis irregularidades.
“Os imóveis em que a ligação não estiver totalmente de acordo com o padrão serão notificados e terão prazo de 30 dias para a regularização. Se não fizer a regularização, caberá à Vigilância Sanitária do Município e ao Ministério Público tomar as medidas legais cabíveis”, explica o gerente regional Arnaldo Giovani Rech.
Nos endereços em que não for possível efetuar a vistoria será deixado um comunicado com o número de telefone de contato da equipe para que o morador agende a data mais apropriada para a visita dos agentes.
O prazo para a realização do trabalho é de um ano. Além de Paranavaí, as vistorias serão feitas em Loanda, Nova Londrina, Porto Rico, São João do Caiuá, Paranacity, Alto Paraná, Paraíso do Norte.
USO INADEQUADO – O mau uso da rede coletora de esgoto pode gerar problemas aos próprios usuários.
Casos de retorno do esgoto dentro dos imóveis e extravasamento em vias públicas são, normalmente, causados por materiais que não deveriam ser jogados dentro da tubulação.
Plásticos, panos, pedaços de madeira, entulhos de construção, óleo de cozinha, são alguns dos vilões que provocam problemas para o bom funcionamento do sistema e também para os próprios moradores.
ESGOTO E ÁGUA DA CHUVA – A água da chuva e o esgoto doméstico nunca devem ser misturados. Cada um tem sua rede própria.
A água da chuva deve ser canalizada para a tubulação de concreto, implantada pela Prefeitura. É chamada de galeria de água pluvial. É nesta rede que estão as bocas de lobo, equipamento com grade, instaladas entre a rua e o meio-fio.
Quando os moradores fazem ligações irregulares, ou seja, direcionam a água da chuva na rede da Sanepar, aumenta o volume dentro da rede, o que provoca extravasamentos e até mesmo refluxo do esgoto para dentro dos imóveis, porque as redes coletoras, as estações elevatórias e as estações de tratamento do esgoto estão dimensionadas para receber apenas o esgoto doméstico.
Caso algum cliente tiver alguma dúvida durante a realização dos serviços, poderá ligar no telefone 0800 200 0115.