São esperados cerca de 15 mil visitantes no Éffeta, em Paranavaí

Aproximadamente 60% dos jovens atendidos pela Comunidade Católica Emanuel conseguem se livrar definitivamente das drogas, após o tratamento oferecido nas casas de recuperação. Lá, eles trabalham, estudam, praticam atividades físicas, participam de atividades religiosas e recebem acompanhamento psicológico.
Alguns desses jovens estarão no Éffeta 2014 para contar a experiência que estão vivendo. O evento será no dia 21 de setembro, no Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva, em Paranavaí. Na programação, uma lista de atividades direcionadas a todos os públicos.
A oitava edição terá início às 9 horas, com missa por cura e libertação celebrada pelo padre Adão Dias. A partir das 12 horas, os visitantes poderão participar dos módulos de palestras e pregações. Ao todo, serão 15 módulos abordando diferentes temáticas. O Éffeta 2014 terminará com o show de Dunga e Diego Fernandes, marcado para 18 horas.
Na tarde de ontem, parte da equipe de organização do evento católico esteve no Diário do Noroeste para conversar com o jornalista e diretor Euclides Bogoni. Na ocasião, padre Adão Dias disse que são esperados entre 12 mil e 15 mil visitantes durante todo o dia, inclusive com caravanas de várias cidades da região.
Durante todo o dia serão vendidos alimentos e bebidas para quem for até o local. Além disso, ao meio-dia será servido almoço – galinhada – e o convite individual custará R$ 12. De acordo com a equipe de organização, o dinheiro será utilizado para cobrir os custos com a realização do evento. O excedente será revertido para as casas de recuperação da Comunidade Católica Emanuel.
Padre Adão Dias fez questão de enfatizar que a entrada será gratuita, mas pediu que cada visitante leve um quilo de alimento não-perecível. O que for arrecadado será levado para as casas de recuperação e parte poderá ser entregue a outras instituições de Paranavaí e região.
A COMUNIDADE – Quem for ao Éffeta poderá conhecer um pouco mais sobre a Comunidade Católica Emanuel, as formas de tratamento, os resultados. De acordo com Dias, são duas casas de recuperação. A primeira – Recanto Dom Bosco – é onde acontecem as triagens: cada jovem fica no local por aproximadamente um mês. Depois, é encaminhado para a segunda casa de recuperação – Recanto Bom Pastor.
Na segunda etapa do tratamento, cada jovem fica aproximadamente nove meses. É quando são feitos todos os esforços para tentar acabar com a dependência. Normalmente, entre 30 e 40 jovens são abrigados no local.
CONTATO – Jovens em busca de ajuda para se libertarem da dependência química podem entrar em contato com a equipe da Comunidade Católica Emanuel, ligando para (44) 3446-2947 ou para 9159-0204. Familiares também podem contatar o grupo de apoio aos dependentes.