São Paulo fortalece comissão técnica
Após o quinto lugar no Brasileiro de Futebol de 2018, o São Paulo concluiu que era preciso reforçar não só o grupo de jogadores, mas também a estrutura de trabalho do CT da Barra Funda.
Ao mesmo tempo em que se mexeu para contratar atletas como Hernanes, Pablo e Tiago Volpi, a diretoria foi ao mercado para fortalecer a comissão técnica. São cinco novos profissionais trabalhando no dia a dia: os preparadores físicos Carlinhos Neves e Wellington Valquer, o auxiliar-técnico Sandro Forner, o coordenador técnico Vagner Mancini e o analista de desempenho Carlos Vargas.
Carlinhos Neves e Wellington Valquer integraram a comissão técnica na última era vitoriosa do Tricolor, foram campeões mundiais em 2005 e retornaram agora para cuidar do físico do elenco ao lado de Pedro Campos e Henrique Martins, que já estavam no clube. Carlinhos foi contratado ainda no fim do ano passado por Raí, diretor de futebol, que trabalhou com ele nos tempos de jogador e foi buscá-lo não só para chefiar a preparação física, mas também para ser um dos elos entre elenco, comissão técnica e diretoria, tamanha a confiança depositada. Por indicação de Carlinhos, o Tricolor recontratou Wellington Valquer nesta semana. Ele foi demitido por Juvenal Juvêncio em 2011, em meio a uma reformulação do corpo de funcionários, mas sempre teve seu trabalho elogiado internamente. Na época, ocupava o cargo de analista de desempenho, que não tinha as mesmas atribuições de hoje (scout e observação de mercado) e era mais voltado para preparação física e fisiologia. Durante a maior parte do ano passado, o principal preparador físico do São Paulo foi Fernando Piñatares, integrante da comissão técnica de Diego Aguirre que deixou o clube junto com o uruguaio.