Satélite chinês dá novas pistas sobre paradeiro de avião
O avião, que viajava rumo a Pequim, desapareceu dos radares uma hora após decolar em Kuala Lumpur com 239 pessoas a bordo. Sinais eletrônicos captados por um radar malasiano mostram que o avião desviou de sua rota e seguiu para o sul.
Segundo o ministro de Defesa da Malásia, Hishammuddin Hussein, um dos objetos detectados pelo satélite chinês tem 22,5 metros de comprimento por 13 metros de largura. Hussein anunciou ainda que Pequim enviou navios para a área e que o governo chinês se pronunciaria em breve sobre as buscas.
A agência de notícias chinesa Xinhua diz que os objetos foram localizados 120 km ao sul do local onde outro registro de supostos destroços do avião foi revelado em imagens de satélite pela Austrália, na última quinta-feira.
BUSCAS SEGUEM – Após os indícios divulgados na quinta, as buscas pelo avião foram direcionadas para o sul do oceano Índico, entre a África e a Oceania.
A Austrália informou não ter encontrado nenhum vestígio na área onde concentram as buscas, a 2.500 km da cidade de Perth, no oeste do país, mas disse que continuará os trabalhos por tempo "indefinido".
"É uma área muito remota, mas temos a intenção de continuar até que tenhamos certeza absoluta de que seguir será inútil, mas esse dia ainda não chegou", disse o vice-primeiro-ministro da Austrália, Warren Truss.
A Malásia informou que China, Japão e Reino Unido também vão se juntar aos trabalhos feitos até agora por Austrália, EUA e Nova Zelândia. As buscas, porém, podem ser dificultadas pela chegada de uma tempestade na região da varredura.
Comunicação de pilotos
O jornal britânico "The Daily Telegraph" publicou em seu site uma transcrição dos últimos 54 minutos de conversa do piloto e do copiloto do voo MH370 da Malaysia Airlines com a torre de controle no aeroporto de Kuala Lumpur (Malásia) – de onde o voo saiu em direção a Pequim (China) – e com o controle de tráfego aéreo.
O voo, com 239 pessoas a bordo, sumiu dos radares civis menos de uma hora após a decolagem e está desaparecido desde o dia 8 de março.
Vejam trechos de comunicação:
PREPARAÇÃO PARA DECOLAGEM
Piloto: Controle de tráfego, aqui é o MH370, bom dia!
[Primeiro contato coma torre de controle]
Torre: Bom dia, MH370, quem fala é a torre de controle. Por favor, mantenha-se na posição A10 32R [Controladores ordenam como ele deve se posicionar na pista]
Torre: MH370, permaneça na posição A10 32R.
Piloto: Posição 32R, pista pronta, decolagem autorizada.
Copiamos. Obrigado, tchau!
[Avião recebe instruções da torre e decola]
DECOLAGEM
Torre: Posição do MH370 confirmada, altitude de voo 180, siga o comando e vire à direita, atinja a rota IGARI [Pede para o avião alcançar 18mil pés e se dirigir a IGARI, ponto de navegação entre a Malásia e o Vietnã]
Torre: MH370, você entrou no KL Radar 132,6, boa noite [Piloto deixa área coberta pela torre e é solicitado a sintonizar na frequência do controle de tráfego aéreo]
VOO
Tráfego aéreo: MH370, suba à altitude 250, por favor [Pede para que o piloto alcance 25 mil pés]
Tráfego aéreo: MH370, suba à altitude 350, por favor [Pede para que o piloto atinja 35mil pés]
Piloto: Este é o MH370, altitude 350 [Confirma que sobrevoa a 35mil pés]
Piloto: MH370 segue na altitude 350
Tráfego aéreo: MH370, por favor entre em contato com Ho Chi Minh 120,9, boa noite [Controle aéreo malasiano pede para que pilotos passem para o controle do Vietnã]
Piloto: Ok, boa noite [Confirma ter recebido informação; último contato da tripulação]