Saúde e infraestrutura na pauta dos candidatos em Paranavaí

O horário eleitoral gratuito de TV ontem foi dominado por dois temas: saúde e infraestrutura. A oposição explorou o que seriam as deficiências da saúde, repetindo veiculação da noite da última segunda-feira. Por outro lado, a situação defendeu o projeto de infraestrutura, mostrando o que foi feito e prometendo mais obras para os próximos anos.
Faltando pouco mais de 30 dias para o pleito, os principais colocados na pesquisa do IBOPE/RPC têm os seus programas parcialmente “pautados” pelos temas apresentados nos conteúdos dos adversários. A saúde, como já previsto, tem aparecido em todas as edições, alternando os candidatos.
Ontem, César Alexandre, do PT, insistiu no debate. Ele mostrou no programa o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adilson Francisco, falando da situação. No entendimento de Francisco, “a saúde está na UTI”.
César defendeu mais uma vez a ideia do hospital municipal, rechaçada pela situação. O presidente do Conselho informou que as contas da saúde dos anos 2010 e 2011 não foram aprovadas e passam por verificação do Tribunal de Contas do Estado. Medindo as palavras, não disse que há irregularidades.
No programa da última segunda-feira, Rogério Lorenzetti apresentou razões para não levar adiante a proposta do hospital municipal. Defendeu o projeto do Hospital Regional e Santa Casa, ampliados a partir da incorporação do Hospital Noroeste, cuja as obras estão paralisadas atualmente. Mostrou compromisso assinado pelo Governo do Estado prevendo investimento de R$ 10 milhões na obra.
Para Lorenzetti, não adianta investir em hospital de baixa resolutividade (municipal), caminho de várias cidades da região, que acabam transferindo seus pacientes para Paranavaí e outros centros maiores, onde há hospitais de média e alta complexidade. Ele ainda criticou a “politização” do tema, lembrando tratar-se de assunto que precisa de análise técnica.
Também na pauta da oposição, o tema infraestrutura foi trabalhado de forma detalhada por Lorenzetti ontem. Ele falou dos investimentos, número de ruas e trechos que receberam asfalto e outras melhorias.
Apontou a importância de bons projetos e igualmente recorreu a apoios. Dentre os quais, veiculou mensagem do vice-presidente da República, Michel Temer; do senador Álvaro Dias; do deputado André Zacharow; e do paranavaiense Ary Bracarense Costa Júnior.
Na linha de apoios, Alexandre mostrou depoimentos de eleitores e uma fala do ex-presidente Luiz Inácio da Silva, pedindo voto genericamente para candidatos petistas. O programa também tenta capitalizar parte dos investimentos do PAC feitos em Paranavaí, alertando tratar-se de recursos federais.
O candidato do PSTU/PSOL, Ivan Ramos Bernardo, manteve o programa do início da campanha. Nele, defende medidas para a saúde e para a infraestrutura. Também cita a importância de eleger representantes dos trabalhadores.