Saúde e Segurança Pública foram temas na reunião do GGI-M

Saúde e segurança pública são dois temas discutidos pela população e de grande importância para qualquer município. Por isso, os trabalhos realizados pelas equipes do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga), Polícia Militar e Polícia Civil foram os principais assuntos discutidos na reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), realizada na sede do CAPS AD, ontem.
O enfermeiro chefe do CAPS AD, Ari Martinez, ressaltou a importância do trabalho realizado com os pacientes. “Paranavaí tem uma excelente estrutura na saúde mental. Não tratamos as pessoas de qualquer maneira e não nos portamos como um ambulatório. Fazendo tratamento de verdade com todos. Aos poucos os números crescem e vemos os resultados de um trabalho que exige cuidado e amor com cada pessoa. Por isso, o CAPS tem um papel social muito importante e é qualificado com o braço direito do paciente, pois ambos andam na mesma direção”.
SEGURANÇA PÚBLICA – Além do demonstrativo do trabalho realizado pelo CAPS, a segurança também foi pauta da reunião. O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar de Paranavaí, Major Ademar Carlos Paschoal, e o delegado Luiz Carlos Manica, chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, relataram dados das ações dos órgãos nos últimos meses e compararam a anos anteriores.
Primeiramente, Paschoal ressaltou a importância da implantação da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar em Loanda, que permitiu uma subdivisão de região, deixando todos com uma área mais favorável de trabalho.
“Antes tomávamos conta de 34 municípios, e graças a essa Companhia instalada, diminuímos para 22. Isso foi muito bom, pois podemos nos concentrar em uma região menor e sermos ainda mais eficazes em nossas atuações”, enfatizou Paschoal.
O Major ainda apresentou números da atuação da PM nos últimos três meses e os comparou ao ano de 2015. “Tivemos um aumento de furtos qualificados e roubos, porém, uma queda nos furtos simples e roubos agravados. Trabalhamos diariamente para que os índices caiam e possamos dar prosseguimento ao trabalho”, concluiu.
Já o delegado Manica, além de apresentar números da atuação da PC, trouxe a discussão um assunto de grande relevância: a construção de um novo presídio em Paranavaí.
“Esse é um assunto que precisa ser debatido. Precisamos ter controle total sobre os presos e estarmos ligados a todo momento. Aos poucos estamos implantando o sistema de tornozeleira eletrônica, mas ainda é pouco vista a quantidade de presos”, afirmou.
O prefeito Rogério Lorenzetti também esteve presente na reunião e achou o encontro oportuno, além de se mostrar favorável a ideia do Delegado. “Acredito que a construção de um novo presídio seja essencial para nossa cidade. Estamos encarando problemas e tendo que lidar com situações difíceis”, enfatizou.

Sobre o GGI
O GGI-M é um fórum deliberativo e executivo composto por representantes do poder público e por representantes de diferentes entidades com atuação na área da promoção da segurança pública. A descentralização das reuniões é uma solicitação do presidente do GGI-M, o prefeito Rogério Lorenzetti, e tem por objetivo fazer com que os integrantes da entidade conheçam e se familiarizem com os equipamentos públicos, suas equipes e formas de atuação para a garantia da segurança e do bem-estar público.