Saúde fará ações preventivas em Porto Rico durante o verão
Autoridades e lideranças se reuniram em Porto Rico nesta semana para definir detalhes da Operação Verão – Noroeste. Trata-se de um trabalho preventivo em saúde, baseado na realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites.
A cidade de Porto Rico foi escolhida para o projeto piloto por ser uma das que mais recebem turistas na região Noroeste. Ano que vem o trabalho deve ser estendido para outros municípios, como explica o diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Aparecido Mazzin.
Os detalhes desse conjunto de ações foram definidos em reunião com o prefeito Evaristo Volpato e com secretário de Saúde Hélio Barbieri. A abertura da Operação Verão acontece no dia 16 de dezembro.
Após as festas de fim de ano, a ação será retomada em 5 de janeiro de 2018, permanecendo todos os finais de semana (de sexta-feira a domingo) até o Carnaval, explica Maria da Penha Francisco, responsável pelas ações de controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis na Regional de Saúde.
O projeto destina-se a desenvolver estratégias de educação, na prevenção combinada, visando principalmente a conscientização da população sobre esta nova abordagem, detalha Walter de Sordi, da Divisão de Vigilância em Saúde.
A Operação Verão tem a oferta dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, junto à população residente e flutuante (visitantes), como disparador da ação, complementa Samira da Silva, da Vigilância Epidemiológica.
(Com informações da 14ª Regional de Saúde)