Saúde lança diretrizes para segurança do paciente

CURITIBA – A Secretaria de Estado da Saúde lançou, ontem, em Curitiba, documento que especifica as diretrizes de segurança do paciente a serem adotadas em todo o Paraná.
A ideia é definir, implementar e avaliar medidas estratégicas voltadas à qualificação do cuidado em saúde no Estado. O documento foi assinado pelo secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, durante solenidade no auditório da Secretaria da Saúde.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que todos os anos milhares de pessoas sofrem danos desnecessários causados por serviços de saúde inseguros.
Para combater esse problema, a OMS e outras agências de saúde têm estimulado gestores e governos a adotarem medidas para a segurança do paciente. Atualmente, estima-se que os danos sejam a 14ª maior causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo.
Segundo o secretário Nardi, desde 2004 a OMS implantou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente para despertar a consciência dos profissionais envolvidos no atendimento em saúde, e o comprometimento dos gestores na consolidação de políticas públicas na área de segurança dos pacientes.
“No Paraná, esse compromisso com o atendimento qualificado a quem procura os serviços de saúde é uma constante. Tanto que lançamos as nossas diretrizes, que vão nortear as ações na área de segurança do paciente em todo o Estado entre os anos de 2019 e 2023”, disse.