Saúde reforça a importância de prevenir a hipertensão arterial

CURITIBA – No Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, lembrado todo dia 26 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde ressalta a importância de se adotar hábitos saudáveis para evitar esta e outras doenças.
No Paraná, as orientações são repassadas por meio de atividades educativas e ações de comunicação promovidas nos 399 municípios.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, informar é tão importante quanto oferecer o devido tratamento aos pacientes.
No caso da hipertensão, que muitas vezes é uma doença assintomática, além de evitar a ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica, a obesidade e o sedentarismo, é imprescindível fazer o acompanhamento dos índices da pressão arterial, principalmente se pais, avós ou outros parentes próximos também tenham a doença.
Segundo o médico cardiologista da secretaria, André Ribeiro Langowiski, a adoção de um estilo de vida saudável é a base da prevenção tanto para quem não é hipertenso quanto para quem tem a doença.
“Se o indivíduo já é hipertenso, além de praticar atividade física, ter alimentação saudável e uma vida longe do tabaco, ele deve controlar a pressão arterial tomando seu medicamento de acordo com a prescrição médica, pois um dos principais erros do hipertenso é esperar a pressão subir para tomar o medicamento”, alerta Langowiski.