Sebrae leva inovação para setor moveleiro, em Paranavaí e microrregião

No empreendedorismo, inovar significa renovar, inventar e criar novidades que permitam a conquista de novos patamares de desenvolvimento. E para auxiliar empresários de micro e pequenas empresas a identificarem oportunidades de inovação, o Sebrae/PR, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), iniciou, em Paranavaí e Microrregião, o Programa Agentes Locais de Inovação para o setor moveleiro.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Valente Santini, o Programa objetiva disseminar, gratuitamente, conceitos sobre inovação por meio de consultorias especializadas. “Os atendimentos na região foram iniciados em março, mas empresários ainda podem se inscrever porque há vagas. A solução atende Maringá e, agora, está sendo estendida para o setor moveleiro de Paranavaí, Alto Paraná e Microrregião”, informa.
A localidade, de acordo com a consultora do Sebrae/PR, concentra grande quantidade de empresas moveleiras, o que justifica a realização da solução para o setor. “Em Paranavaí, o Programa já atende os setores metalmecânico e comércio varejista. Agora, vamos contemplar empresas moveleiras do município e Microrregião, já que o setor tem se despontado como mais uma vocação econômica”, afirma.
Até junho de 2014, aproximadamente 60 micro e pequenas empresas serão atendidas, incluindo indústrias de móveis, marcenarias, marmorarias e madeireiras que pratiquem processo produtivo. “É uma excelente oportunidade para os empresários desenvolverem a cultura da inovação, instalando novos procedimentos e estimulando estratégias de crescimento para as empresas”, frisa.
Patrícia Santini esclarece ainda que a inovação não se resume, necessariamente, apenas ao uso de alta tecnologia. Na realidade, trata-se de uma iniciativa viável na pequena empresa e que pode ocorrer com pequenas mudanças e atitudes, como um novo método de marketing, uma nova organização de procedimentos e a implantação de produtos.
PROGRAMA – Os agentes locais de inovação são os responsáveis por realizar todo o atendimento do Programa. Os profissionais, recém-formados e capacitados pelo Sebrae/PR e pelo CNPq, formam uma equipe que tem a missão de disseminar conceitos de inovação de acordo com as necessidades e características específicas de cada empreendimento.
Para isso, os agentes locais de inovação realizam, primeiramente, um diagnóstico inicial, que medirá o grau de inovação da empresa. Com os dados, esses profissionais têm condições de desenvolver um plano de ação para que o pequeno negócio inove.
Após a execução do plano de trabalho, o agente local volta à empresa para aplicar um novo diagnóstico. A intenção é fazer um comparativo com o antes e o depois. Além dos atendimentos por consultorias, os empresários também podem optar por outros provedores de soluções do Sebrae/PR, como capacitações, palestras e clínicas de tecnologia.

Para participar
Para participar do Programa Agentes Locais de Inovação ou da caravana para a FIMMA Brasil 2013, empresários devem entrar em contato com o Sebrae/PR em Paranavaí, que fica na Rua Souza Naves, 935, telefone (44) 3423-2865.