Secretária da Educação fala sobre os avanços do magistério paranaense

CURITIBA – Nos últimos cinco anos, os professores e profissionais da educação conquistaram avanços históricos em suas carreiras, avalia a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. A ampliação da hora-atividade, o plano de carreira, o aumento no salário, a estrutura de trabalho são os destaques.
“A maioria dos Estados não concedeu aos professores os benefícios dados pelo Paraná. Acredito que poucos tenham conseguido garantir ao magistério os avanços do Paraná”, afirma a secretária.
No governo Beto Richa, o magistério paranaense teve reajuste salarial de 82% e a ampliação da hora-atividade em 75%. O orçamento estadual para o setor tem superado o limite previsto por lei, colocando o Paraná como destaque nacional no fortalecimento da educação pública e gratuita.
Nesta entrevista, a professora Ana Seres fala sobre estas e outras questões, como a merenda escolar e o Processo Seletivo Simplificado, e também sobre os desafios da educação e as prioridades da área. Fala, também, sobre os acontecimentos de 29 de abril.
Em cinco anos, o orçamento da educação mais que dobrou chegando em R$ 7,8 bilhões atualmente. Desse valor, R$ 6,5 bilhões são destinados para pagamento da folha de servidores. Diante desse quadro, como investir mais em educação?