Secretaria de Educação comemora avanços na educação básica, alfabetização e aprovação
“Em quatro anos conseguimos avançar e conquistar resultados que estavam projetados para os próximos 10 anos”, aponta a secretária de Educação, professora Aparecida Gonçalves.
Um dos exemplos é o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e redes de ensino, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 até 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. A meta específica para Paranavaí é alcançar a nota 6,1 até 2019. O índice reúne as taxas de aprovação, reprovação e evasão escolar e o resultado das notas da Prova Brasil ou do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
“Em Paranavaí, essa meta já foi atingida sete anos antes do prazo estabelecido pelo Governo Federal, já que em 2012 o município já havia conquistado média 6,2 na avaliação, contra 5,5 em 2009 e 4,8 em 2007”, destaca a secretária.
“Mais do que ultrapassar a projeção estabelecida pelo Governo Federal, essa nota mostra o comprometimento dos professores e da atual administração municipal, que busca melhora constante na qualidade de ensino e valorização de seus profissionais através de reajustes e aumentos salariais, implementação de hora atividade, cursos de capacitação, oficinas, compra de equipamentos e materiais de qualidade, além de investimentos em projetos de contraturno escolar e extraclasse, e disponibilização de salas de apoio para trabalhar os alunos com dificuldade de aprendizagem, o que dá suporte ao professor para que ele tenha condições de executar um bom trabalho em sala de aula. E para encerrar com chave de ouro, fechamos o ano com 11 obras em execução entre construção de creches, quadra poliesportiva, reformas e ampliações de escolas”, salienta Cida.
Segundo a secretária, assim como o Ideb, a Provinha Brasil – avaliação do Governo Federal que serve para diagnosticar o nível de conhecimento dos estudantes dos 2º anos do Ensino Fundamental nas áreas da leitura e matemática – também revelou um avanço significativo do município nos últimos anos.
Em 2009, 40% das escolas da rede municipal haviam atingido nível de alfabetização e habilidades matemáticas recomendados pelo MEC (Ministério da Educação). Em 2012, esse número subiu para 94% das escolas.
“A Provinha Brasil oferece à Secretaria de Educação um mapeamento amplo do processo de alfabetização e auxilia em possíveis reestruturações de políticas públicas para garantir que os estudantes sejam alfabetizados até os 8 anos de idade. Instrumento que, somado aos já utilizados em sala de aula, permite uma compreensão mais ampla do processo de aprendizagem”, explica a supervisora pedagógica da Seduc, Sônia Costa Brum.
“Os alunos que se encontram nestes níveis demonstram domínio da leitura de textos e da utilização de estratégias diversas para sua compreensão. Essas habilidades só são possíveis mediante o desenvolvimento de um bom processo de alfabetização, e isso mostra o excelente trabalho que vem sendo realizado pelos professores alfabetizadores em nossa rede”, completa a supervisora.
MARATONA DE MATEMÁTICA – Há mais de 20 anos a Secretaria Municipal de Educação criou sua própria ferramenta para medir as habilidades matemáticas dos alunos da rede municipal e ainda valorizar os estudantes que se destacam por seu raciocínio lógico. Em 2009, a nota média dos participantes da Maratona de Matemática do município era 4,6. Em 2012 esse número subiu para 6,3.
“A maratona proporciona aos alunos a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos matemáticos através de diferentes situações problemas e atividades diversas envolvendo números e operações, geometria e sistemas de medidas. […] A matemática faz parte da vida e pode ser aprendida de uma forma dinâmica, desafiadora e divertida, favorecendo o desenvolvimento do pensamento lógico e coerente”, comenta a responsável pelo Departamento de Matemática e Ciências da Seduc, Maria Isabel Consalter de Mello.
APROVAÇÃO, REPROVAÇÃO E EVASÃO ESCOLAR
Além da elevação de diversos índices, como o desempenho na Provinha Brasil, a Secretaria Municipal de Educação também viu outros números importantes terem declínio nesse período, como foi o caso da evasão escolar, que caiu de 0,2% em 2009 para 0,1% em 2012. O mesmo aconteceu com o índice de reprovação, que passou de 6,2% em 2009 para 3,6% em 2012. No mesmo período, a aprovação na rede municipal de ensino subiu de 93,6% para 96,3%.
Investimentos do Governo Municipal estão
permitindo alfabetização precoce dos estudantes
Outro fator determinante que mede a qualidade de ensino em um município ou estabelecimento de educação é o nível de alfabetização. Em Paranavaí, esse assunto começa a ser trabalhado muito antes de a criança adentrar o ensino fundamental, tendo início ainda na educação infantil.
Para isso, o município tem realizado diversos investimentos que incluem tanto a compra do material didático Eco Mirim, da Editora Positivo, com apostilas para todos os alunos, quanto à capacitação dos professores.
“O uso deste material, juntamente com o empenho das educadoras, sem dúvida alguma refletiu no aumento do índice de alfabetização”, destaca a secretária Aparecida Gonçalves.
De acordo com dados da Seduc, em 2009, apenas 8% dos alunos da educação infantil possuíam níveis significativos de leitura e escrita. Em 2012, esse número subiu para 40%. “De cada 10 crianças da rede municipal, 4 possuem níveis significativos de leitura e escrita quando saem da educação infantil. Estamos falando de crianças com 5 anos de idade que chegam ao ensino fundamental muito mais preparadas e, consequentemente, com muito mais capacidade de aprendizado”, declara a secretária.
“Embora não haja obrigatoriedade de alfabetização na Educação Infantil, nós o fazemos porque há esta possibilidade, e quando isto acontece uma nova janela se abre para a criança. Os índices de alfabetização nesta fase também mostram que nossas professoras estão sintonizadas e realizando um trabalho sistematizado de acompanhamento dos alunos”, aponta Vânia Elis, Supervisora Pedagógica da Educação Infantil da Seduc.
No chamado 1º ano do ensino fundamental (antigo Pré), os indicadores de alfabetização também impressionam as autoridades municipais da área da educação. Isso porque, em 2009, o índice de crianças que saíam alfabetizadas do 1º ano da rede municipal era de 44%, saltando para 81% em 2012. “O processo de alfabetização é um dos mais difíceis da escolarização e por isso merece ser comemorado”, frisa Cida.