Secretaria de Educação lança 4ª Coletânea de Textos Pequenos Grandes Escritores
Para esta edição, foram selecionados 198 trabalhos entre textos, frases e ilustrações produzidas pelos alunos da educação infantil, ensino fundamental, classe especial e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da rede municipal de ensino.
O evento reuniu cerca de 400 pessoas e contou com a presença do prefeito Rogério Lorenzetti, da secretária municipal de Educação, Cida Gonçalves, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff), servidores da Seduc, estudantes, pais, professores, orientadores e diretores de estabelecimentos de ensino que, na oportunidade, assistiram a apresentações artísticas e a leitura de 10 textos selecionados da coletânea (entre poesias, narrativas e frases).
Lorenzetti, que foi presenteado com o 1° exemplar da coletânea, parabenizou a equipe da Secretaria de Educação pelo evento e destacou que a maior conquista da educação é quando uma criança consegue produzir uma boa redação. “Essas crianças iniciaram agora uma história de sucesso para a vida delas. Todos nós estamos de parabéns por este belíssimo trabalho: os alunos, os professores, os orientadores, os diretores e a equipe da secretaria de Educação. Aqui estão os representantes do nosso futuro, que será cada vez melhor a medida que forem adquirindo mais conhecimento”, enfatizou o prefeito.
PREMIADOS – Na oportunidade, quatro estudantes que tiveram os desenhos selecionados para ilustrar o livro e o convite do evento foram premiados com um kit surpresa. O desenho escolhido para a capa da coletânea foi do aluno Mateus Pacífico Carlos, da sala multifuncional da Educação Especial da Escola Hermeto Botelho.
A contracapa teve duas ilustrações, dos alunos Guilherme do Nascimento da Silva (CMEI Antônia Ayres de Oliveira – Rotary) e Yasmin Miranda Gomes Pires (Escola Municipal Santa Terezinha), ambos do Jardim II. Já o convite recebeu o desenho de Geovana Santos Oliveira, aluna da Escola Getúlio Vargas.
Na ocasião, foram premiadas também as alunas Bárbara Bidóia Machado (Escola Elza Caselli) e Sergiane Ferreira Gomes (Escola Rotary Arenito), que venceram a fase regional das “Olimpíadas da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”, na categoria poema.
Projeto tem como objetivo estimular a escrita entre os alunos
Este foi o quarto ano consecutivo que a Secretaria de Educação desenvolveu este projeto, que tem como objetivo estimular a escrita entre os alunos e incentivar a criatividade e o desenvolvimento acadêmico. Os textos, frases e ilustrações produzidos pelos alunos em sala de aula foram selecionados pela coordenação das escolas municipais e dos centros de educação infantil e enviadas para a Secretaria, que realizou a montagem da coletânea.
“O trabalho teve início em fevereiro e contou com o apoio de aproximadamente 190 professores, organizadores e equipe da secretaria de Educação. As crianças se empenharam muito e tivemos ótimos resultados, o que dificultou inclusive a escolha dos melhores trabalhos”, avaliou a supervisora pedagógica da língua portuguesa, Rosemara Clariano Silva Ferrari.
Para a secretária de Educação, Cida Gonçalves, a coletânea pode ser considerada um dos maiores projetos já desenvolvidos pela Seduc no município, por estimular a produção de textos entre as crianças. “Uma das maiores dificuldades dos alunos, principalmente nos primeiros anos de estudo, é escrever um texto e o que recebemos foram textos maravilhosos. Na fase adulta, essas crianças irão olhar para a coletânea e ter orgulho de terem feito parte deste trabalho”, observou a secretária.
Todas as escolas participantes e os alunos que tiveram um texto ou ilustração selecionados para a coletânea foram presenteados com um exemplar do livro e puderam autografar a obra no final do evento.