Secretaria de Rondon orienta sobre acidentes com escorpiões

A Secretaria de Saúde de Rondon orienta a população sobre medidas para prevenir acidentes com escorpiões.
Estes animais gostam de viver em lugares escuros e úmidos, como lixo, frestas de muros, entulho, madeiras, restos de material de construção e terrenos baldios. Caso acontecer algum acidente por picada de algum escorpião, ou animal peçonhento, deve-se encaminhar a pessoa urgente para o Pronto Socorro do Hospital Santa Mônica. Se for possível, capturar o animal num recipiente, observando sempre a segurança, utilizando pinça e luvas.
De acordo com a responsável pelo Setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, Renilda Pereira Padovan, o escorpião amarelo e o escorpião marrom são comuns na região – ambos são venenosos. Nesses últimos dois meses já foram capturados três escorpiões.
A gravidade da picada depende da espécie e tamanho do escorpião. A idade e o tamanho do paciente também influenciam na gravidade do caso, com as crianças menores de sete anos sendo mais vulneráveis.
CUIDADOS – O controle do escorpião é feito através do manejo ambiental. As pessoas precisam ter consciência da importância da limpeza e organização nos quintais e residências, não deixando acumular entulhos nos imóveis, que servem como locais de abrigo para os escorpiões, disse Renilda.
Examine calçados, roupas e toalhas antes de usá-los,
conserve camas e berços afastados da parede e evite que lençóis e cobertas toquem o chão. Também é indicado a proteção das soleiras das portas com borrachas ou rolos de areia. Elimine baratas, elas são o alimento preferido do escorpião, mantenha limpas e vedadas caixas de gordura, de esgoto e de rede elétrica e de telefonia. O lixo deve ser colocado em recipientes fechados e use telas ou mantenha fechados os ralos de pias, chão, tanques e banheiros.