Secretária explica motivo da transferência de estudantes de Piracema para Mandiocaba

A partir do próximo ano, 18 alunos que atualmente estudam na escola do Distrito de Piracema (Escola Rural Ana Francisca de Andrade) serão transferidos para a Escola Municipal Clemente Niehues (em Mandiocaba).
A medida, segundo a secretária municipal de Educação, Cida Gonçalves, visa manter o bom atendimento e garantir a melhoria da qualidade de ensino, haja vista que, na nova instituição, os estudantes poderão contar com quadra coberta, laboratório de informática, refeitório, biblioteca e uma equipe técnica diretiva para acompanhar diariamente as crianças.
Nesta semana, o assunto foi tema de matérias na TV e emissoras de rádios.
Segundo a secretaria, atualmente, 24 crianças estudam em Piracema. Elas são atendidas pelo sistema multisseriado, ou seja, uma professora atende o 4º e o 5º anos juntos e uma estagiária atende o 1º, 2º e 3º anos, também juntos.
Tal modalidade, afirma a secretária, dificulta o trabalho do professor e contribui para a dispersão dos estudantes, em especial aqueles em idade de alfabetização. A partir do próximo ano, seis destes estudantes serão matriculados na rede estadual, restando apenas 18 alunos.
“É uma medida administrativa e pedagógica para garantir o atendimento e a melhoria da qualidade de ensino destes 18 alunos, que serão transferidos para uma escola que fica a aproximadamente 8 km de distância e que serão transportados com conforto e segurança, como muitos deles já são”, afirmou Cida.
A secretária destaca ainda que, com a transferência os alunos deixarão de ser atendidos pelo sistema multisseriado e passarão a frequentar série por série. “Além disso, terão a oportunidade de experimentar verdadeiramente o que é uma escola e poderão interagir com outras crianças”, apontou.
Cida garante ainda que, mesmo com a transferência de alunos, cada sala de aula não terá mais do que 20 estudantes, “o que vai garantir um número confortável para a produtividade das crianças”.

POSTO DE SAÚDE
Segundo a secretária Cida Gonçalves, com a transferência dos alunos, o prédio que hoje abriga a escola do Distrito de Piracema será transformada em um posto de saúde. “Com essa mudança a comunidade de Piracema irá ganhar um posto de saúde mais adequado para o atendimento daquela comunidade e mais um consultório odontológico que irão funcionar naquele espaço onde funciona hoje a escola”, detalhou. O processo burocrático e documentário já foi iniciado e a reforma deve ser licitada em breve.