Secretaria fará reposição de árvores

Diante do volume de árvores caídas e também retiradas nos últimos anos de vários locais da cidade, a reposição é uma das prioridades da Secretaria de Meio Ambiente de Paranavaí. A confirmação é do secretário Ramiro Kulevicz.
Ele afirma que não há relação entre as árvores danificadas ontem e os pedidos de corte ou poda pendentes na Secretaria. Tanto que, dentre as árvores afetadas nesta segunda-feira, nenhuma tinha pedido de corte ou poda, informa.
A queda, segundo o secretário, tem a ver com a velocidade do vento nas regiões afetadas, provocando a queda também de árvores saudáveis. As áreas mais afetadas foram os Jardins Morumbi, Ouro Branco, avenidas Parigot de Souza e Tancredo Neves.
Mesmo sem relação direta com as condições das plantas afetadas, o secretário avalia que é preciso recompor a arborização em muitos trechos.
Um dos exemplos é a Avenida Parigot de Souza, via que tem muitos pontos sem árvores. Ele defende o replantio de mudas adequadas a cada local, levando em conta também a proteção da rede de energia elétrica.
Até a tarde de ontem as equipes da Secretaria faziam a identificação dos pontos com árvores danificadas. Esses dados serão cruzados com os arquivos para ver a melhor forma de reposição.  
INFRAESTRUTURA – Já a infraestrutura da cidade não sofreu grandes estragos por conta da chuva e do vento. O secretário Renato Dultra confirma que não houve solicitações para serviços em grande volume.
Ainda assim, demonstrou uma preocupação por causa do grande número de galhos que caíram durante o vendaval. O problema é que a chuva empurra os galhos até as grelhas das bocas de lobo, provocando entupimento e, por consequência, menor capacidade de captação da rede.
Por isso, Dultra solicita que os moradores ajudem para evitar que tal situação ocorra. O ideal é, ao constatar galhos pequenos soltos, o morador recolha, colaborando para reduzir dificuldades futuras com as bocas de lobo.