Secretário Alípio Leal falará sobre a Unespar na Assembleia

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, faz nesta segunda-feira, no horário do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa, a partir das 14h30, uma explanação sobre a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a proposta governamental para a localização de sua sede administrativa.
Devem participam também da sessão o reitor da Unespar, Antônio Carlos Aleixo; o prefeito de Paranavaí, Rogério José Lorenzetti; o prefeito de Alto Paraná, Claudio Golemba (presidente da Amunpar  – Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná); e o professor Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e presidente da APIESP (Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público).
Neste momento, está em debate na Assembleia o projeto de lei nº 144/2013, do Poder Executivo, propondo que a reitoria da Unespar fique situada em Paranavaí, no Noroeste do Paraná. A questão vem provocando debates, porque há um movimento defendendo que a nova universidade seja dirigida a partir de Curitiba.
Criada ainda em 2001, pela Lei estadual nº 13.283, a Unespar reúne oito faculdades estaduais que ainda não faziam parte de nenhuma das outras seis universidades mantidas pelo Governo do Estado.
Com 67 cursos de graduação, cerca de 800 professores e aproximadamente 13 mil alunos, a Unespar é composta pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap); Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Escola Superior de Segurança Pública (Academia do Guatupê); Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam); Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (Fafipa); Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar); Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).