Secretário critica quem provoca o entupimento das bocas de lobo

Desde a semana passada, as equipes da Secretaria de Infraestrutura concentraram esforços para realizar serviços especiais nos 3 Conjuntos do Jardim São Jorge. A ação, que fez parte da primeira edição do programa Prefeitura nos Bairros, começou no dia 19 e se estendeu até ontem.
Um dos serviços mais trabalhosos foi a limpeza de bocas de lobo na região, com a retirada de uma grande quantidade de lixos e entulho que estavam entupindo as galerias.
O secretário de Infraestrutura, Renato Dultra, diz que em média, é feita a limpeza de 100 bocas de lobo todos os meses em Paranavaí. O problema é que a cada limpeza, é encontrada uma quantidade muito grande de lixo e entulho nas bocas de lobo.
“Muitas vezes isso causa o rompimento das galerias que ficam entupidas, além de estragos no asfalto, porque a água não escoa corretamente, corre por cima do pavimento e abre grandes buracos. Isso sem contar o risco de alagamento para as residências que ficam em partes de baixada nas ruas. Quem contribui para o entupimento das bocas de lobo, está diretamente ajudando a destruir o asfalto”, explica o secretário.
Entre os materiais mais encontrados obstruindo as galerias de águas pluviais estão entulhos de construção, garrafas plásticas, lixo domiciliar, bolas (perdidas por crianças) e até animais mortos.
“Às vezes a pessoa não joga o lixo dentro da boca de lobo, mas joga na calçada, no meio-fio, e quando chove a água leva tudo para a tubulação e entope as galerias. É muito importante que a população tenha consciência e colabore com o nosso trabalho para que ninguém seja prejudicado pelo descaso e desrespeito de poucos”, enfatiza Dultra.