Secretário de Saúde anuncia: Paraná terá vacina contra dengue

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, esteve ontem em Paranavaí para receber o título de Cidadão Honorário, proposto pelo prefeito Rogério Lorenzetti. Durante entrevista coletiva à imprensa, ele anunciou que o Paraná terá distribuição de vacina contra a dengue.
As doses serão destinadas a pessoas que tenham de 9 a 45 anos de idade. Trata-se da faixa etária em que os efeitos da vacina se mostraram eficazes, alcançando eficácia de até 85%. Os paranaenses nesse grupo receberão três aplicações de seis em seis meses. Calcula-se que 900 mil pessoas serão beneficiadas.
No dia 30 de março, Caputo Neto se reunirá ao presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, para conversar sobre o início da distribuição das vacinas. A intenção é que a imunização da população comece ainda no primeiro semestre deste ano.
O secretário de Estado da Saúde afirmou que a vacina foi utilizada pontualmente no sudeste asiático e teve resultados positivos. É que além de garantir proteção contra a doença, reduz a circulação viral. Segundo Caputo Neto, a vacina tem efeito sobre os quatro tipos de vírus.
O deputado federal Luciano Ducci, que também participou da entrevista coletiva concedida por Caputo Neto, afirmou que o Paraná será o primeiro Estado a fazer a distribuição da vacina “e um dos primeiros locais do mundo”. De acordo com ele, 30 municípios paranaenses se encontram em epidemia atualmente.

Governo do Estado repassa mais de R$ 1,2 mi para a Santa Casa de Paranavaí
Em Paranavaí, o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou o repasse de R$ 1.270.000 para a Santa Casa de Paranavaí. Os recursos serão aplicados na estruturação de um espaço destinado aos atendimentos da Rede Mãe Paranaense.
A iniciativa propõe a organização da atenção materno-infantil nas ações do pré-natal e puerpério e o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, em especial no seu primeiro ano de vida.
Em relação ao pré-natal, são garantidos sete consultas e 17 exames. Também estão incluídos: classificação de risco das gestantes e das crianças, ambulatório especializado e parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital.

Caputo Neto recebe título de Cidadão Honorário de Paranavaí
O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, propôs a homenagem ao secretário de Estado de Saúde, Michele Caputo Neto, concedendo o título de Cidadão Honorário. O texto foi aprovado pela Câmara de Vereadores.
Ontem, Caputo Neto esteve na cidade para receber a honraria e disse que ficou emocionado quando soube da homenagem. Ele ressaltou a parceria com a Administração Municipal e com a Santa Casa, afirmando que sem esse apoio não seria possível proporcionar tantos avanços em Paranavaí.