Secretário destaca importância ambiental para a qualidade de vida
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, esteve ontem em Paranavaí e falou sobre a importância das ações voltadas para a preservação dos recursos naturais. Exemplificou: “Não teremos saúde de qualidade sem os devidos cuidados ambientais. Tudo passa pela questão ambiental”.
Foi durante a abertura do quinto Seminário Regional do Meio Ambiente, que reuniu produtores, profissionais técnicos, gestores e estudantes. O evento teve palestras e oficinas temáticas ao longo de todo o dia. Aproximadamente 200 pessoas participaram.
De acordo com o secretário, é papel de cada cidadão manter hábitos favoráveis ao meio ambiente. “Será que estamos sendo críticos? Como estamos nos comportando em relação a esse tema no dia a dia, em casa?”, indagou. “Precisamos fazer uma análise mais profunda sobre nosso comportamento”.
Bonetti destacou o fato de as questões ambientais serem discutidas em eventos de todo o mundo, o que revela a importância. Por isso, é preciso buscar soluções práticas de preservação também em escalas menores, ou seja, nos âmbitos locais, regionais e estaduais.
Nesse sentido, disse o secretário, o seminário se torna um instrumento de propagação do conhecimento. “Estamos aqui para fortalecer a gestão ambiental e identificar onde existe problema e onde precisamos encontrar soluções”.
Uma das situações apontadas por Bonetti foi o descarte irregular de lixo. A avaliação dele é que muitas pessoas mantêm esta prática: “Colocam o lixo dentro do carro e vão até o rio ou à margem de uma estrada para jogar”.
DESCENTRALIZAÇÃO – O secretário destacou a realização dos seminários em todo o Paraná como fator determinante na aplicação de políticas públicas ambientais. Segundo ele, trata-se da descentralização do corpo técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e dos serviços prestados à comunidade.
O chefe regional do Instituto das Águas, ligado à Sema, Osval Cesar Kulevicz, também ressaltou a relevância dessa aproximação com as administrações municipais de diferentes regiões do estado. A propagação do conhecimento técnico, ponderou, ajuda a melhorar a gestão pública.
Além disso, os temas abordados durante o seminário proporcionaram aos participantes a chance de debater temas ligados ao crescimento sustentável da economia. De acordo com Evando Borges, também do Instituto das Águas, sustentabilidade foi uma das questões mais discutidas no evento realizado em Paranavaí.
(f/410)
(f/411)
Ao longo do dia, convidados de diferentes áreas de atuação participaram de oficinas
(f/412)
Evando Borges e Osval Cesar Kulevicz destacaram importância da realização do evento