Secretário vê situação melhorando em São João do Caiuá

Um dos piores cenários em relação a dengue neste início do ano foi verificado em São João do Caiuá, inclusive com uma morte. A cidade acumula (pelos dados oficiais) 701 notificações, aumento considerável em relação ao dia 02 de fevereiro, quando eram 445 pacientes com sintomas.
Mas, o número de pacientes tem caído nos últimos dias. O secretário de Saúde, Francisco Marinho de Andrade Filho, lembra que a cidade chegou a ter 60 pacientes ao dia. Anteontem foram 08 atendidos com sintomas de dengue, o que reforça a análise feita pela coordenação da Vigilância em Saúde, Valter Sordi Júnior. A média diária tem sido de 15 a 17 nesta semana. Mesmo assim, o secretário classifica o cenário de preocupante. Ele assumiu a pasta há oito dias.
Ontem o Hospital Municipal mantinha 03 pacientes internados. São casos que merecem mais atenção, diz, complementando que a meta é tratar o paciente e mantê-lo em casa.
Para fazer frente ao novo momento, a Secretaria de Saúde contatou um médico plantonista para trabalhar exclusivamente no hospital. Com isso, mantém dois médicos em cada um posto da cidade, atendendo pacientes neste período epidêmico. São dois postos no município.
Outra medida importante citada por Andrade Filho é o reforço nas equipes de combate ao mosquito e frente de serviços. Foram contratados 16 funcionários para a limpeza e verificação de árvores. Sempre que constato buraco que acumulem água em árvores, o mesmo é tapado com argila.
OUTRAS CIDADES – Outras cidades da região também requerem atenção especial. Loanda, por exemplo, teve oficialmente 199 casos em 2015. Mas, há uma parte representativa para ser contabilizada. Pelos cálculos da 14ª Regional de Saúde são mais de 300 casos. Confirmados por exames são 42 pacientes.
São Pedro do Paraná, que também desperta preocupação, tem agora 36 notificações. No dia 02 de fevereiro eram 17 notificações com 13 casos confirmados.
Paranavaí, a maior cidade da região, acumula oficialmente 72 notificações e dois positivos de pessoas que não viajaram. Significa que há circulação do vírus. A situação mais crítica de Paranavaí se deu em 2013 quando mais de 11 mil pessoas foram notificadas com sintomas de dengue. No ano passado São Carlos do Ivaí viveu dias difíceis por conta da dengue. Neste ano tem oito notificações.