Segurança é prioridade e não medimos esforços para melhorar esta área, diz Richa

MARINGÁ – O governador Beto Richa afirmou em Maringá, ontem, que o Governo do Estado trabalha e investe para fortalecer a segurança pública e garantir mais tranquilidade e qualidade de vida à população paranaense.
“Essa foi a pauta apresentada pelos paranaenses e nós temos investido vigorosamente, em aumento do efetivo, em viaturas, inteligência e em operações sistemáticas das polícias que resultam em apreensão de grande volume de drogas”, afirmou Richa, na solenidade na Unicesumar, onde foram apresentados os 356 novos policiais militares e 13 bombeiros que irão atuar na região.
“Segurança pública é uma prioridade da população e não medimos esforços para melhorar esta área. De 2011 para cá, foram incorporados às forças de segurança 5.500 novos policiais militares e civis, a maior contratação da história do Estado”, disse Richa. Também foram feitas aquisições de 1.220 novas viaturas.
O governador afirmou que 2.433 novos policiais e bombeiros militares, aprovados em concurso público, já foram contratados pelo governo e começam a formação. Além de Maringá, já houve apresentação dos 800 novos PMs e 113 bombeiros que irão atuar em Curitiba e Região Metropolitana e no Litoral do Estado, e de 400 policiais e 13 bombeiros que irão para Londrina e municípios da região Norte.
Richa destacou que os investimentos realizados pelo Estado já dão resultados. Houve redução de 17% no número de homicídios dolosos na região que abrange Maringá nos primeiros nove meses de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012. No Estado, a redução foi de 17,45% neste mesmo período. Na comparação com 2010, o índice de redução no Paraná chega a 23,4%.

Em 110 municípios
O comandante-geral da PM, César Kogut, disse que os novos soldados passam pelo curso de formação da PM para depois atuarem nos 110 municípios que compõem a região do 3º Comando Regional da PM, onde estão sediados o 4º Batalhão (Maringá), o 7º Batalhão (Cruzeiro do Oeste), 8º Batalhão (Paranavaí), 11º Batalhão (Campo Mourão) e 5ª companhia independente (Umuarama).
“Esse reforço para o interior é fundamental. Os novos policiais e bombeiros passam por treinamento adequado, decente e de acordo com o que espera a população”, afirmou Kogut.
A formação dos 356 novos PMs para a região Noroeste será feita na Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar, em Maringá. “Os novos policiais nos dá a possibilidade de aumentar a presença real da polícia e a presença potencial, ou de estarmos em mais lugares, ao mesmo tempo. Quem ganha com isso é a população”, disse o tenente-coronel Nerino de Brito.