Segurança: PM usa equipamento com sensor para descobrir armas
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), major Ademar Carlos Paschoal, disse que haverá aumento de efetivo nas escalas diárias com o objetivo de proporcionar segurança para os participantes do evento.
A ordem do comandante prevê reforço no policiamento com as equipes de Radiopatrulha, Rondas Ostensivas Táticas Móveis (ROTAM), Grupo Tático Operacional (GTO) e Rondas Ostensivas Táticas Móveis com Apoio de Motocicletas (ROCAM).
ENTRADA – Na entrada da exposição foi montado um posto policial e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará controlando o movimento na BR-376.
Segundo a seção de Comunicação Social do 8º BPM, haverá entrega de pulseirinhas para garantir a segurança das crianças. Os pais ou responsáveis deverão colocar o nome e o número de telefone nas pulseirinhas.
POLICIAMENTO – Dentro do parque haverá patrulha com viaturas, motos e o policiamento a pé. O pelotão da Cavalaria do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) de Londrina também ajudará na segurança.
Nos dias de maior movimento um caminhão carreta com plataforma de observação elevada estará no parque. Esse veículo é adaptado com câmeras e central de monitoramento ligada às câmeras.
DICAS DE SEGURANÇA
– Nunca reaja quando for abordado por um delinquente. Entregue o que ele pedir e saia imediatamente do local.
– Procure sempre estar acompanhado.
– Compre os ingressos antecipados. Isso evita a compra de ingresso falso.
– Oriente as crianças para procurar pelo Policial Militar em caso de se perderem.
– Procure deixar seu veículo nos estacionamentos credenciados que possuem seguro.
– Ao sair do carro verifique se as portas e os porta-malas estão trancados.
– Evite deixar objetos sobre os bancos.
– Se for ingerir bebida alcoólica escolha alguém que não bebeu para conduzir o veículo.
– Previna-se contra a ação dos marginais não ostentando objetos de valor.
– Não abra sua carteira ou bolsa na frente de estranhos.
– Caminhe sempre com sua bolsa na frente do corpo e verifique se está fechada.
– Use as carteiras nos bolsos da frente.
– Tome cuidado com os telefones celulares e câmeras fotográficas. Mantenha-os sempre com você, na bolsa ou junto ao corpo.
– Faça suas compras em horários de menor movimento, evitando estabelecimentos muito cheios.
– Ao sair do Parque de Exposições ande com calma. Evite pânico e correrias.
– Ao sair de casa verifique se portas e janelas foram bem fechadas. Se possuir sistema de alarme ou monitoramento certifique-se de que esteja funcionando.
– Evite publicar em redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp) que você está no Parque de Exposições. Pessoas mal intencionadas poderão saber que a residência está sem ninguém.
– Ao retornar, notando algum sinal estranho (porta aberta, luzes acesas, entre outros) não entre em casa, acione o telefone 190.