Sem gol de Neymar, Santos toma de oito do Barcelona

BARCELONA, ESPANHA – Faltou Neymar festejar um gol, mas sobrou festa para o novo astro do Barcelona em seu batismo no Camp Nou.
O brasileiro foi apresentado à sua torcida ontem, ao lado do elenco do clube e do novo técnico Tata Martino.
E a torcida se esbaldou. O duelo amistoso contra o Santos terminou com um acachapante 8 a 0. Mas sem gol da nova estrela da equipe.
Neymar apareceu no gramado primeiro para a apresentação oficial do time. Um a um, os jogadores eram chamados ao campo em meio a queima de fogos de artifício.
Só Messi, que entrou em campo antes sob olhares do brasileiro que aguardava na escada, foi tão aplaudido quanto a nova estrela catalã.
Já para ter seu futebol apresentado, foram necessários 45 minutos de espera.
Tempo que o Barcelona levou para abrir 4 a 0 contra um Santos que não criava jogadas, parecia perdido e sofria para marcar o adversário.
No segundo tempo, Tata Martino anunciou oito substituições. De novo, o brasileiro foi o mais aplaudido.
E a cada bola que o jogador recebia em condições de avançar sozinho e driblar, relembrando os tempos de Santos, era possível sentir e ouvir a ansiedade da torcida.
Nos primeiros minutos, no entanto, o atacante parecia mais preocupado em ajudar na marcação do que em criar.
Durante a partida, fez uma falta e quatro desarmes.
Depois de levar cinco faltas em 15 minutos no amistoso na Polônia, na terça, desta vez não sofreu nenhuma.
E a parceria tão sonhada com Messi durou apenas 17 min, quando o argentino foi substituído por Doungou.
Messi fez mais que Neymar em campo ontem e foi eleito o melhor da partida. Foram cinco finalizações do argentino, contra uma do brasileiro.
"Messi é um ídolo. Fico feliz de dividir o mesmo campo com ele", disse Neymar.
A saída de Messi, no entanto, parecia a senha para Neymar se soltar. O lado esquerdo passou a ser a principal opção de jogadas do time.
Aos 23 min, um passe perfeito do brasileiro para Fàbregas resultou em gol. Neymar continuou incomodando, deu passes e arriscou a gol.
E ganhou um garçom. Aos 43, Dongou fez jogada individual e deixou o atacante na cara do gol. O ex-santista chutou na trave. Logo depois, Dongou voltou a dar passes para Neymar, como se quisesse que ele selasse seu batismo no Camp Nou.
Após jogo, Neymar recebeu um longo abraço de Edu Dracena. Depois, de outros atletas e funcionários do Santos.
No último duelo entre Barcelona e Santos, o jogo valia. O time catalão ganhou por 4 a 0 no Mundial de Clubes de 2011. E Neymar estava do outro lado. "Fico feliz pelo Barcelona ter feito grande partida, mas triste pelos companheiros de Santos", disse.
 
BARCELONA
Valdés (Pinto); Daniel Alves (Montoya), Piqué (Bartra), Mascherano (Bagnack) e Jordi Alba (Adriano) (A); Busquets (Song), Xavi (Sergi Roberto) e Iniesta (Fàbregas); Pedro (Neymar)
Messi (Dongou) e Alexis Sánchez. Técnico: Tata Martino
 
SANTOS
Aranha (Vladimir); Rafael Galhardo (Cicinho), Edu Dracena, Durval (Gustavo Henrique) e Léo (Mena); Arouca (Alan Santos), Cícero, Leandrinho (Léo Cittadini) e Montillo (Pedro Castro); Thiago Ribeiro (Willian José) (Gabriel) e Neilton (Giva) (Victor Andrade) (A). Técnico: Claudinei Oliveira
 
Estádio: Camp Nou, em Barcelona
Árbitro: Javier Estrada Fernández (Espanha)
Gols: Messi, aos 7 min, Léo (contra), aos 11min, Alexis Sánchez, aos 21min, e Pedro, aos 28 min do 1º tempo; Fàbregas, aos 7 min e aos 22 min, Adriano, aos 29 min, e Dongou, aos 36min do 2º tempo
Cartões amarelos: Adriano (B) e Victor Andrade (S)