Semana da Alfabetização busca integração dos alunos e famílias
Começou segunda-feira (18) e segue até sexta (22) a Semana da Alfabetização nas escolas da rede municipal de ensino de Paranavaí. O objetivo da atividade é divulgar e valorizar o trabalho realizado nas salas de alfabetização e promover a integração dos alunos, professores e das famílias, através das visitas nas escolas.
O evento é uma alusão ao Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em setembro.
Durante toda a semana os trabalhos e atividades desenvolvidos nesta área com os alunos do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) estão em exposição nas escolas municipais.
A visitação é aberta ao público em geral. Cada dia de exposição conta com a participação de quatro ou cinco escolas que permanecem abertas para visitação nos períodos matutino (das 8h às 11h) e vespertino (das 14h às 17h).
A semana terá exposições e apresentações artísticas envolvendo 2.771 alunos de 105 turmas das 19 escolas municipais. “A exposição é resultado do trabalho com os alunos em sala de aula durante o ano letivo. As escolas preparam oficinas, apresentações de dança, contação de histórias, teatros, jogos e também acontece uma troca de experiências, quando professores e alunos de escolas e creches próximas vão até a outra instituição e veem o que outras crianças estão produzindo e aprendendo”, disse a secretária de Educação, Adélia Paixão.
Semana de Alfabetização foi organizada pela supervisora de Alfabetização Sônia Costa Brum, em parceria com as escolas. No primeiro dia de programação, os alunos da Escola Municipal Cecília Meireles fizeram apresentações artísticas, contação de histórias e mostraram seus trabalhos numa exposição montada para receber os pais e os colegas das escolas Hermeto Botelho e Clemente Niehues.