Semana do Femup prossegue com shows e lançamento de livro

Hoje, às 18h, em comemoração aos 60 anos de Paranavaí, vai ser realizada uma caminhada com ponto de partida na Praça dos Pioneiros. Às 19h, começa uma série de apresentações com a Orquestra de Sopros Paranavaí, Banda Patroa, Sirley Leonardo, Santos Gama e Banda Tennessee. A programação faz parte da Semana do 47º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup).
Amanhã, às 17h, o escritor Paulo Marcelo Soares Silva vai lançar na Biblioteca Municipal Júlia Wanderley o livro “O Lendário Capitão”, sobre um dos personagens mais controversos da história de Paranavaí. A obra tem um enredo norteado pela chegada do capitão Telmo Ribeiro no tempo da Fazenda Velha Brasileira.
Aborda a relação do personagem com a colônia e a população, além das ações de Ribeiro contra a grilagem e a desordem logo que chegou à região nos anos 1930. Há passagens em que o autor destaca as características da localidade, a partir da fauna e da flora, enquanto em outras descreve alguns personagens e as impressões que causaram.
Radicado em Curitiba, o paranavaiense Paulo Marcelo é autor do livro “A História de Paranavaí”, publicado em 1988, que se tornou uma das principais referências de pesquisa da história local. Às 20h30, a Banda Regra 3, formada por Adriana Francisco, Tinho Lemos, Fernando Badaró, Vitinho Andrade e Rogério Pirata, se apresenta no Teatro Altino Costa. O grupo é conhecido por fazer releituras de artistas da velha e nova geração da música popular como Maria Rita, Roberta Sá, Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Chico Buarque, Gilberto Gil, Vanessa da Mata, Céu, Clube do Balanço e Demônios da Garoa.
“Fundamos a banda em 2008 com a intenção de homenagear nomes célebres da música popular como Cartola, Noel Rosa e Nelson Cavaquinho”, contam os membros da Banda Regra 3 que definem o próprio som como “um caldo musical dançante com pegada forte”. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)