Semana que antecederá eleição terá série de atividades do Comitê 9840

A próxima semana, que antecederá as eleições municipais de 02 de outubro será marcada por uma série de atividades do Comitê 9840, de combate à corrupção e compra de votos. A programação foi confirmada pelo Comitê ontem e deve se concentrar em universidades de Paranavaí.
No sábado, dia 1º de outubro, a última ação antes do pleito. Será feita uma panfletagem no centro da cidade. A concentração acontece a partir das 10h30.
Interessados em participar do trabalho de conscientização podem se informar na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção de Paranavaí. Único requisito é não ter filiação partidária.
Conforme a programação definida pelo Comitê, nesta segunda-feira haverá atividades em dois períodos, ambas no Instituto Federal – IFPR – Campus Paranavaí. A primeira acontece às 8 horas e a segunda às 20 horas.
Em ambas serão mantidos contatos com os estudantes, falando da importância do combate à compra de votos e das eleições transparentes. “Voto não tem preço, tem consequência”, como tem insistido o coordenador do Comitê e presidente da OAB, Anderson Donizete dos Santos.
Na próxima quarta-feira será a vez dos estudantes da Unespar/Fafipa receberem os integrantes do Comitê. A atividade de conscientização está prevista para 20 horas.
CAMINHOS PARA FAZER DENÚNCIA – A ação do Comitê 9840 só terá efeito prático com participação de toda a comunidade. Por isso, disponibiliza diversas formas para formalizar denúncias. A denúncia pode ser feita pelos e-mails: denunciaeleitoral@oabpr.org.br e eleitoral@oabpr.org.br. Quem optar pode utilizar o telefone 0800-642-9840 (chamada gratuita).
Também neste pleito o Comitê 9840 disponibilizou um aplicativo para celulares – sistemas Android ou Apple IOS. Para os aparelhos Aplle basta escrever “oabcaixa2” e já estará baixando o aplicativo. Para os demais sistemas, o eleitor deve entrar no Google Store e digitar “oabcaixa2”.
Ao baixar o aplicativo, o usuário terá o passo a passo sobre como proceder para enviar a denúncia. É preciso ter uma prova ou um indício do crime eleitoral, de preferência fotos ou vídeos.
Também é possível utilizar provas testemunhais. Para formalizar, o eleitor deve se identificar. Caso queira sigilo, basta solicitar o anonimato. O Comitê tem o compromisso de resguardar a fonte.

AGENDA
Dia 26/09 (segunda-feira)
Local: IFPR – Campus Paranavaí
Horários: manhã às 08 horas;
à noite às 20 horas

Dia 28/09 (quarta-feira)
Local: FAFIPA/UNESPAR
Horário: às 20 horas

Dia 01/10 – (sábado) Panfletagem
Local: Concentração no calçadão da Souza Naves
Horário: 10h30.