Sementes do mal
As pessoas, às vezes, me questionam o motivo de tantos investimentos na periferia da cidade. Respondo com uma afirmação feita por um arquiteto famoso, urbanista, que me disse há tempos atrás:
"O mal, em suas diversas formas, gosta de miséria, abandono, sujeira, escuridão, espaços urbanos vazios, vandalismo, ócio, falta de perspectivas, educação precária, e outros desvios de comportamento ou necessidades humanas. Uma forma eficiente de combatê-lo é levar à periferia equipamentos e serviços públicos de qualidade, combatendo a pobreza e dando perspectivas à população mais carente da cidade”. Assim sendo busquei, desde o início do primeiro mandato, dar uma atenção especial às obras e serviços públicos, taxando terrenos vazios e dando prioridade a investimentos de infraestrutura e aumento dos serviços públicos na periferia desassistida de Paranavaí.
Seja com atenção à saúde, construindo e equipando novas UBS (Unidades Básicas de Saúde), como fizemos nesta semana, ou novas creches, como são conhecidos nossos CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil), como aconteceu na semana passada esta orientação vem sendo cumprida.
Junto com esta providência temos incrementado escolas municipais em tempo integral, assistência social atuando em todas as regiões da cidade, atividades para a juventude, obras de infraestrutura urbana, qualificação de mão de obra, esporte e cultura assim como outras formas de lazer e atenção aos moradores da cidade.
Uma Paranavaí bonita, com o povo bem cuidado, é nosso objetivo permanente. Sabemos que é um trabalho incessante, mas muito que foi feito já recebe o reconhecimento dos nossos moradores e visitantes.
Endereços que eram depreciativos, bairros da periferia recebem investimentos que transformam e valorizam pessoas e imóveis, numa velocidade e proporção nunca vistas em nossa história recente.
Ao agir assim, dando perspectivas novas a estas importantes áreas urbanas estamos combatendo também as sementes do mal, que brotavam neste terreno fértil, onde as misérias humanas dominavam.
Sabemos das nossas limitações e dificuldades, orçamento enxuto, inferior proporcionalmente a muitas cidades da região, mas isto não está impedindo uma transformação gigantesca da nossa realidade com progresso, desenvolvimento e qualidade de vida que nos colocam entre as cidades de destaque brasileiras.
Alguns arautos do pessimismo e das carências ainda existentes, já não conseguem sombrear a luz da cidade que se destaca, frente às demais, pelo esforço e investimento constante daqueles que acreditam e ajudam, através do trabalho e do amor pelas pessoas e nossa cidade.
Um passado de triste memória, ainda recente, dá lugar a um novo tempo construído a muitas mãos, pelos que realizam e acreditam.