Serviços de telefonia estão no topo das reclamações recebidas pelo Procon
Quantas vezes você já perdeu a paciência porque não conseguiu fazer contato com a equipe de atendimento de sua operadora de telefonia? Já recebeu cobrança indevida? E como classifica o nível de sinal da internet? No Procon de Paranavaí, os problemas com essas empresas estão no topo das reclamações: dos 1.600 ofícios, 80% são referentes ao serviço telefônico.
A orientação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que o consumidor que se sentir prejudicado entre em contato com a prestadora, lembrando sempre de anotar o número do protocolo de atendimento.
Caso não obtenha sucesso na negociação, precisa entrar em contato com o Procon, para que sejam tomadas as devidas providências. Ao receber as queixas, o órgão de defesa do consumidor “encaminha a demanda às operadoras, que têm dez dias úteis para se manifestar”, explica Aline Cruz de Campos Garcia, coordenadora do órgão de defesa do consumidor em Paranavaí.
De acordo com Aline, a Anatel também pode ser informada diretamente sobre os problemas com as empresas de telefonia, pelo número 1331. Outra opção é a plataforma de atendimento na internet (www.consumidor.gov.br).
OS LEITORES – Para compor a matéria sobre direitos e deveres dos consumidores desta semana, conversamos com algumas pessoas que enfrentaram ou enfrentam dificuldades na hora de resolver problemas com operadoras.
Na página do Diário do Noroeste no Facebook, foram relatados casos de cobrança indevida por serviços não solicitados, atraso na entrega de mensagens, sinal de internet de baixa qualidade, demora no atendimento por telefone e dificuldade para cancelar a conta, só para citar alguns.
SEM SOLUÇÃO – Maks Freire diz que teve dois problemas. O primeiro: em 2011 ela solicitou uma mudança de plano, mas continuou recebendo a cobrança com valores referentes aos serviços que havia contratado anteriormente. O caso foi parar na Justiça e ainda está em andamento.
A segunda situação vivida por ela é mais recente e também não foi solucionada. No ano passado, quando se mudou para Paranavaí, pediu o cancelamento da linha que utilizava em Presidente Castelo Branco. Obteve a confirmação de que a conta tinha sido fechada, mas, mesmo assim, teve o nome negativado por falta de pagamento.
Segundo Maks, já foram quase 20 tentativas para resolver as pendências com a operadora, mas a cada contato ela recebe uma informação diferente, inclusive foi até ofendida por atendentes. “É um verdadeiro descaso com os clientes”, desabafa.
INDEVIDA – No caso de Daniel Conceição da Cruz, a relação com a operadora de telefonia se complicou quando ele recebeu uma fatura mesmo depois de ter cancelado a linha. Ele entrou em contato com a empresa e até conseguiu resolver o problema – temporariamente. Meses depois, voltou a receber a cobrança indevidamente.
Ele entrou em contato com a operadora, mas, mais uma vez, sente-se prejudicado com o que chamou de descaso. “Para ligar a linha é rapidinho. Para desligar, demora e dá essa confusão toda”. Cruz afirma que vai procurar o Procon para tentar resolver essa nova “pendência” com a empresa.
A orientação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que o consumidor que se sentir prejudicado entre em contato com a prestadora, lembrando sempre de anotar o número do protocolo de atendimento.
Caso não obtenha sucesso na negociação, precisa entrar em contato com o Procon, para que sejam tomadas as devidas providências. Ao receber as queixas, o órgão de defesa do consumidor “encaminha a demanda às operadoras, que têm dez dias úteis para se manifestar”, explica Aline Cruz de Campos Garcia, coordenadora do órgão de defesa do consumidor em Paranavaí.
De acordo com Aline, a Anatel também pode ser informada diretamente sobre os problemas com as empresas de telefonia, pelo número 1331. Outra opção é a plataforma de atendimento na internet (www.consumidor.gov.br).
OS LEITORES – Para compor a matéria sobre direitos e deveres dos consumidores desta semana, conversamos com algumas pessoas que enfrentaram ou enfrentam dificuldades na hora de resolver problemas com operadoras.
Na página do Diário do Noroeste no Facebook, foram relatados casos de cobrança indevida por serviços não solicitados, atraso na entrega de mensagens, sinal de internet de baixa qualidade, demora no atendimento por telefone e dificuldade para cancelar a conta, só para citar alguns.
SEM SOLUÇÃO – Maks Freire diz que teve dois problemas. O primeiro: em 2011 ela solicitou uma mudança de plano, mas continuou recebendo a cobrança com valores referentes aos serviços que havia contratado anteriormente. O caso foi parar na Justiça e ainda está em andamento.
A segunda situação vivida por ela é mais recente e também não foi solucionada. No ano passado, quando se mudou para Paranavaí, pediu o cancelamento da linha que utilizava em Presidente Castelo Branco. Obteve a confirmação de que a conta tinha sido fechada, mas, mesmo assim, teve o nome negativado por falta de pagamento.
Segundo Maks, já foram quase 20 tentativas para resolver as pendências com a operadora, mas a cada contato ela recebe uma informação diferente, inclusive foi até ofendida por atendentes. “É um verdadeiro descaso com os clientes”, desabafa.
INDEVIDA – No caso de Daniel Conceição da Cruz, a relação com a operadora de telefonia se complicou quando ele recebeu uma fatura mesmo depois de ter cancelado a linha. Ele entrou em contato com a empresa e até conseguiu resolver o problema – temporariamente. Meses depois, voltou a receber a cobrança indevidamente.
Ele entrou em contato com a operadora, mas, mais uma vez, sente-se prejudicado com o que chamou de descaso. “Para ligar a linha é rapidinho. Para desligar, demora e dá essa confusão toda”. Cruz afirma que vai procurar o Procon para tentar resolver essa nova “pendência” com a empresa.
Contribua com o DN
Graças a uma parceria com o Procon de Paranavaí, a cada semana o Diário do Noroeste tem tratado sobre um assunto ligado aos direitos e deveres dos consumidores. Os leitores podem contribuir, mandando experiências que tiveram para que possamos ilustrar nossas matérias. Entre em contato, enviando sua história por e-mail (reinaldo@diariodonoroeste.com.br).