Serviços do Governo do Estado são aprovados por 72% dos veranistas

CURITIBA – Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que as ações feitas pelo Governo do Estado, no projeto Verão Paraná 2012/2013, registram altos índices de aprovação dos veranistas.
De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom os serviços de segurança, limpeza, iluminação e saneamento oferecidos pelo governo durante a temporada.
A pesquisa ouviu 500 pessoas nos municípios de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos, entre 25 e 27 de janeiro. “Ampliamos os serviços do governo nos municípios litorâneos para oferecer mais conforto aos veranistas e garantir atenção às pessoas que ali vivem.
A aprovação dos nossos serviços comprova que estamos cumprindo o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos paranaenses”, afirmou o governador Beto Richa.
Ações de segurança pública tiveram 71,8% de aprovação e a limpeza pública 73,6% de ótimo e bom. O serviço do Corpo de Bombeiros foi aprovado por 94,6% dos entrevistados. “São áreas que, junto com saúde, foram tratadas como prioridade do governo para temporada”, disse Richa.
Cerca de 35% dos entrevistados, que frequentaram as praias do Paraná nos últimos dois anos, afirmam que os serviços prestados nesta temporada foram melhores que os da anterior.
No início da temporada, o governo enviou ao Litoral um efetivo da Polícia Militar 20% maior que na operação passada. São dois mil policiais e 900 bombeiros. A Polícia Civil também ampliou o efetivo nas delegacias, com 234 agentes.
RESULTADOS – O comerciante guaratubano Eduardo Sadzinski disse que é perceptível o reforço da presença policial no município nos últimos anos. Segundo ele, em temporadas anteriores de verão aconteciam muitos assaltos, inclusive na orla.
“Agora, um grande efetivo policial está garantido uma temporada tranquila. Com isso, a gente se sente seguro para trabalhar e passear”, disse ele, que tem 33 anos e é dono de uma loja de artigos para praia, brinquedos e roupas.
SAÚDE – Com a expectativa de que 2 milhões de pessoas passassem a temporada no Litoral, o governo estadual preparou uma série de ações para garantir o atendimento médico/hospitalar adequado aos veranistas. Para isso, foram ampliados o número de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nas unidades de saúde dos sete municípios.
Foram cerca de dois mil plantões médicos, 900 de enfermagem e dois mil de técnicos de enfermagem nos diferentes postos de atendimento.
A melhoria dos serviços de saúde é observada também pelos moradores da região. É o caso da Fabiele Rodrigues, 30 anos, moradora de Guaratuba, que teve uma intoxicação alimentar e precisou ser atendida com urgência pelos médicos contratados pelo governo. “Um atendimento ótimo, rápido e humano. Que só foi possível graças ao maior efetivo médico”. “É fundamental que o governo se preocupe com o aumento do volume de atendimentos nos hospitais”, afirmou.