Servidores discutem ações para diminuir índices de abandono escolar

A secretaria de Educação promoveu em parceria com o Núcleo Regional de Educação a primeira palestra do ano com pedagogos e orientadores educacionais.
O encontro de ontem teve como objetivo, traçar metas para diminuir os índices de abandono escolar, promovendo ações desde o ensino básico, para que o retorno e a permanência da criança e do adolescente na escola sejam rápidos e eficazes.
De acordo com chefe do Núcleo Estadual de Educação, Pedro Baraldi, foi formada a 1ª Comissão Municipal Intersetorial de Enfrentamento ao Abandono Escolar, que estará fazendo várias reuniões durante o ano para debater essas questões.
“Hoje, os pais acham que o acompanhamento do filho deve ser apenas nos primeiros momentos de sua vida na escola, quando na verdade, a presença deve ser estendida, inclusive no ensino médio. Hoje o número de pessoas que abandonam o colégio estadual é grande, e precisamos desse apoio para diminuir as estatísticas”, comentou Baraldi.
Segundo a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Glaucy Macedo, “o índice de abandono na educação básica é baixo, entretanto, é preciso trabalhar em conjunto desde a fase inicial para podermos evitar abandonos na adolescência. O retorno imediato é extremamente importante para que a criança não perca o contato com os amigos e, consequentemente, a aprendizagem”, declarou.
De 70 alunos reprovados na Educação Básica, três foram por frequência irregular. Mesmo que os índices sejam baixos, todos os casos foram resolvidos segundo ela, em virtude das parcerias com entidades e outros órgãos governamentais, como o Conselho Tutelar, Ministério Público e as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, através do CRAS e CREAS.