Sesc construirá Hotel em Cascavel

O Sesc vai construir seu segundo hotel no Paraná, agora em Cascavel. De acordo com presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, depois do Centro de Turismo e Lazer Sesc Caiobá, em funcionamento há pouco mais de um ano no Litoral, será a vez de estimular o turismo da região Oeste.
“A região onde será instalada a unidade agrega 4,5 milhões de habitantes, que poderão usufruir das instalações. O turismo local também irá ganhar com o hotel do Sesc, que atrairá diversos turistas vindos de outros estados brasileiros e do exterior”, assegura Piana.
O hotel do Sesc será construído na zona rural de Cascavel, às margens da BR 277, em uma área de 109 hectares, com muito verde e nascentes de águas. O prédio principal vai contar com diversos apartamentos, centro de convenções, área de lazer e restaurante.
O café e o piano-bar darão acesso ao deck, com vista panorâmica para as piscinas e para o bosque. A área das piscinas terá quiosque, vestiários, fraldário, enfermaria e espaço fitness.
O complexo turístico ainda terá chalés e muitas outras opções de lazer e diversão com as quadras de vôlei e futebol society, quadra coberta, churrasqueiras (com banheiros), oficina de arte, trapiche para pesca, lago com pedalinho e caiaque, minifazenda, fazenda modelo, horta de orgânicos, viveiro, haras, bosque para trilhas, arborismo e tirolesa e um mirante.
Estação Sesc – Com os trilhos da Ferroeste cortando parte do terreno, será construída uma estação de trem, com design semelhante ao das antigas estações ferroviárias, do século XIX. “A estação do novo Sesc Cascavel terá condições de receber os trens que transportam turistas, entre eles o trem de luxo. Os passageiros poderão ficar hospedados em nosso hotel, para então seguir viagem rumo à terra das Cataratas”, projeta Darci Piana.
Apoio do empresariado – A construção do centro de lazer e turismo é uma antiga aspiração dos empresários do comércio. “Este é um sonho para Cascavel, que começa a tomar corpo.
O hotel do Sesc irá impulsionar o desenvolvimento cultural e turístico da cidade, atraindo ainda mais gente para cá, seja para investir ou se divertir nesse novo espaço”, avalia o presidente do Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e Região (Sindilojas), Paulo Beal, que participou ativamente da busca pelo terreno ideal, bem como o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos de Cascavel (Sincopeças Cascavel), Sandro Augusto Sabadin, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Oeste do Paraná (Sinfarma), Nelcir Ferro. O apoio do empresariado foi fundamental para a escolha da área.
Sustentabilidade – Como a natureza será um dos principais atrativos do complexo, o meio ambiente receberá atenção especial. O hotel será ecologicamente correto e sustentável.
A água da chuva será reutilizada nos viveiros, limpeza de calçadas e para irrigar a horta de orgânicos e pomar, que irão abastecer a cozinha do hotel. O clima ensolarado vai fornecer a energia para o sistema de aquecimento solar. O aproveitamento da ventilação e iluminação naturais deve minimizar o consumo de energia elétrica. Ainda será feito o gerenciamento de resíduos sólidos, com a separação, compostagem, reciclagem do lixo.