Setor de Odontologia superou metas de atendimento em 2013

Um relatório apresentado esta semana pela Diretoria de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde aponta que o setor superou quase todas as metas de atendimento propostas pelo município e pela Secretaria Estadual de Saúde em 2013. Só de procedimentos clínicos como restaurações, exodontias, curativos, drenagens de abcessos, etc., foram realizados 29.643 atendimentos, mais que o dobro do pactuado para o ano, que era de 12.000 procedimentos.
Ainda segundo o relatório elaborado pelo Diretor de Odontologia, Leandro Sorde, foram realizados 69.600 procedimentos de escovação supervisionada nas escolas da rede municipal, com aplicação tópica de flúor e bochecho com flúor, atingindo 92,37% das crianças.
“Este índice também superou o percentual pactuado, que era de 90%. Além disso, foram realizadas mais 2.803 escovações supervisionadas fora do ambiente escolar, que aconteceram durante as feiras de saúde através da Clínica do Bebê. Neste sentido, a escovação bucal supervisionada atingiu a média mensal de 5,29% da população do município, quando o índice proposto pela Secretaria Estadual de Saúde era de 4,75%”, apontou o diretor.
SOBRAM EXAMES – O único índice não atingido foi o de 1.000 exames clínicos relacionados ao diagnóstico do câncer bucal. “Foram realizados apenas 263 exames deste tipo, o que mostra uma falta de interesse da população ou de informação sobre esta doença tão séria. O câncer bucal já acomete 15.000 brasileiros por ano. Por isso vamos investir mais em campanhas de conscientização da população neste sentido, para colaborar com o diagnóstico precoce da doença”, frisou Sorde.