Simpósio Jurídico terá início amanhã
As questões sociais e seus aspectos jurídicos vividos no dia a dia dos brasileiros serão os temas abordados nas palestras do IV Simpósio Jurídico Unipar e OAB de Paranavaí (Simjupar), com início amanhã. Durante três noites palestrantes de renome irão abordar assuntos como o crime organizado e corrupção, a construção do direito, além das reformas trabalhista e previdenciária.
De acordo com a coordenadora do curso de direito da Unipar (Paranavaí), Angélica Giosa Candido, as palestras começarão na próxima segunda-feira (7) e irão até a quarta-feira (16) no Palácio de Cristal. Na quinta-feira (17) haverá mesas de debates na Unipar e na sexta-feira (18) o encerramento com uma confraternização.
PROGRAMAÇÃO – A primeira palestra na segunda-feira (7) , às 19h30, será com o desembargador José Laurindo de Souza Netto que irá falar sobre “O crime organizado – corrupção”. Em seguida falará o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha sobre “O papel da OAB e os novos rumos da democracia”.
Na terça-feira (8) os participantes iniciam a noite com a palestra dos professores e autores de livros, Willis Santiago Guerra Filho e Paola Cantarini Guerra. Eles vão abordar o tema “Da poética à erótica do (e no) Direito”. Encerra a noite o professor da UEM Belmiro Jorge Patto que abordará “Da complexidade da ordem à simplicidade do caos”.
Encerrando o ciclo de palestras na quarta-feira (9) o juiz Kleber Ricardo Damasceno falará sobre “Reforma Trabalhista: Entre o novo e o velho dilema”. Finalizando as palestras o advogado e professor da UEL, Marcos de Queiroz Ramalho explanará sobre “Reforma previdenciária: aspectos constitucionais. O que vem pela frente?”.
MESA DE DEBATES – Novidades do Simjupar desse ano, as mesas de debates acontecerão na quinta-feira (10). Angélica Giosa Candido disse que a ideia é que os participantes tenham uma integração maior e que haja um aprofundamento maior no conteúdo jurídico abordado.
“Nos anos anteriores sentimos uma distância entre os participantes e os palestrantes. A proposta das mesas de debates é ter uma maior integração com a continuidade da discussão jurídica. Todos terão a oportunidade de questionar e expor seu ponto de vista jurídico”, disse a coordenadora do curso de Direito.
Os debates acontecerão na Unipar e entre os temas abordados serão discutidos os “Direitos fundamentais e cidadania”, “O adolescente e o Eca”, “A sociedade de gênero e o direito” e “As redes sociais e as consequências jurídicas”.
OAB – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Paranavaí, Anderson Donizete dos Santos, lembrou que o Simjupar vem superando as expectativas. “A cada ano estamos consolidando como o maior evento jurídico da região. Não tenho dúvida que novamente será um sucesso”, disse o presidente.
O líder classista ressaltou que espera a participação de aproximadamente 700 pessoas no Simjupar. Santos lembrou que o evento fará parte da programação da semana em que é comemorado o Dia do Advogado.
“Começaremos as festividades na tarde de segunda-feira com uma solenidade de compromisso de 18 novos advogados. Depois teremos as palestras e as mesas de debate nos demais dias. Encerraremos a festividade na sexta-feira que é o Dia do Advogado”, disse Santos.